Ele é uma espécie de Bebel Gilberto da moda: mais conhecido na Europa do que no Brasil. Aos 25 anos, o curitibano Icarius de Menezes surpreende não apenas por seu talento, mas pela humildade com que encara o fato de ser um dos poucos estilistas brasileiros a participar do calendário oficial da moda de Paris. “Aconteceu por acaso. Estava começando quando um caça-talentos me apresentou a Paris”, explica o estilista. Icarius formou-se em moda em 1998 pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e ascendeu com uma velocidade espantosa – parece que seu pai ao escolher este nome previa o destino. Icarius vem de Ícaro, para voar alto. Seu trabalho de conclusão de curso tinha como inspiração a luta de sua mãe contra o câncer e despertou a atenção de Nelson Alvarenga, da Ellus. Dois meses depois, estavam trabalhando juntos.

A parceria, no entanto, não durou muito. Com convite para ir ao Girault-Totem, a principal vitrine de moda no mundo, o estilista trocou São Paulo pela Cidade Luz. Ana Luiza Pessoa de Queiroz, encarregada de cuidar do marketing de alguns estilistas da Totem, ajudou Icarius a encontrar patrocinadores na Bélgica e ele acabou montando sua confecção por lá. Espécie de “mãe de negócios” para os criadores, Ana Luiza trabalhou com Ocimar Versolato e atualmente “cuida” também de Alexandre Herchcovitch. “Trabalhar com ele é um grande prazer. Tem personalidade forte, mas está começando e se interessar pelos nossos conselhos”, resume Ana Luiza. O contato entre eles não se restringe aos negócios. “Nos tornamos amigos e ela serviu de inspiração à minha última coleção”, conta o estilista. “Ia sempre com a Ana ao cabeleireiro para entender a necessidade feminina de estar sempre linda”, completa.

O resultado dessa pesquisa foi representada na última coleção de Icarius, apresentada no mês passado, em Paris, e ganhou destaque na imprensa internacional. A consultora de moda Regina Guerreiro também aprovou. “Ele é moderno sem ser vítima da moda. É criativo, tem personalidade. O desfile foi ao mesmo tempo elegante e divertido”, diz.

Ao contrário do que saiu publicado no Brasil, Icarius não está de férias em São Paulo fugindo de uma publicidade equivocada na qual aparecia nu com quatro garotas. Veio para cá para conhecer o sobrinho recém-nascido e esclarece o mal-entendido: “Fui convidado a posar no Ateliê Renault, em Paris, para mostrar meu trabalho. Como optei por um ensaio ousado, fui censurado pelos organizadores. Mas funcionou como uma publicidade involuntária e em breve uma revista européia importante dará as fotos com exclusividade. Não teria por que fugir disso.” Na terra da garoa, o estilista aproveita para conferir seu trabalho na campanha publicitária da vodca Absolut para a qual desenhou um vestido vermelho que tem no decote o formato de uma garrafa invertida.

Emotivo, Icarius acredita que sua sensibilidade dificultou um pouco a adaptação na Europa. “Eles são mais frios do que a gente e no começo isso me fazia morrer de saudades do Brasil”, recorda-se. Aos poucos, aprendeu a encarar o lado bom dessa frieza: a organização. “O planejamento me beneficia.” Enquanto os parisienses não abrirem mão do jovem estilista, seu trabalho no Brasil será de acesso restrito. Atualmente, só encontra a etiqueta Icarius quem pode comprar na Daslu, a loja de dez entre dez milionários de São Paulo. Quem não tem cacife para tanto deve cruzar os dedos para que a parceria entre o curitibano e a Ellus seja retomada. “Busco patrocinadores e compradores brasileiros porque não quero me desligar daqui”, conclui, saudoso.