Brasil
|  N° Edição:  2203 |  27.Jan.12 - 21:00 |  Atualizado em 25.Mai.12 - 15:18

Farra militar

Pagamento de diárias pelo Exército para custear despesas com viagens de oficiais ao Exterior chama a atenção de procuradores

Claudio Dantas Sequeira

img.jpg
Na mira do MP De acordo com o “Diário Oficial” (abaixo), o general Lauro Luís
Pires da Silva (acima) receberá seis diárias, mas a conferência em Munique,
na Alemanha, só dura dois dias, segundo informa o próprio site do evento

img1.jpg

Os militares sempre estiveram entre os que mais gastam com diárias e passagens na Esplanada. Em 2011, o Ministério da Defesa consumiu R$ 113 milhões, sendo que boa parte desse montante foi destinada a viagens ao Exterior para a participação em convenções, conferências, estágios e cursos. Um levantamento nos boletins do Exército revela, no entanto, que muitos desses eventos têm pouca ou nenhuma relação com o interesse público. Há também casos em que a permanência do militar em outro país é estendida sem que haja qualquer justificativa plausível. Na sexta-feira 20, por exemplo, encerrou-se em Los Angeles, Estados Unidos, o chamado Shot Show, feira de artigos bélicos direcionada a aficionados de caça esportiva e praticantes de tiro. Embora não seja um evento militar, o Exército enviou para lá o general Waldemar Magno Neto, o coronel Paulo Saback de Macedo e o tenente-coronel Mário Luis Carvalho. Os três militares chegaram no dia 14 e ficaram até a terça-feira 24 nos EUA. O evento, porém, durou apenas três dias. É comum que profissionais prolonguem suas viagens de trabalho, caso tenham dias de folga acumulados, mas isso não pode ser feito com as diárias pagas pelo contribuinte. Nesse sentido, procuradores do Ministério Público Militar têm estranhado os critérios adotados pelo Exército para o pagamento de diárias e avaliam solicitar a abertura de inquérito para uma apuração mais detalhada.

No domingo 29, o general Lauro Luís Pires da Silva e o coronel Odilon Mazzini Junior desembarcam em Munique, na Alemanha, para participar de uma conferência sobre engenharia militar. “O Diário Oficial” registra que eles receberão diárias referentes a seis dias, embora o evento dure apenas dois. Em 11 de fevereiro, o coronel Rolant Vieira Júnior viajará para Brindisi, na Itália, para participar de um workshop na base logística do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas. No despacho, o ministro da Defesa, Celso Amorim, diz que o treinamento “é na área de proteção de crianças”. O problema é que o evento não consta no calendário daquela base da ONU.

Fontes do próprio Exército dizem que o envio de militares para participar de cursos, visitas e eventos sem relevância funciona como uma forma de premiação interna. “É a chamada missão rolha, ou seja, aquilo que é feito sem necessidade, dispensável, apenas para gerar benefícios particulares para alguns”, diz um oficial. O que dizer, por exemplo, do despacho de 28 de setembro sobre a designação do sargento Gutemberg de Albuquerque para servir como “técnico de futebol” das Forças Armadas da Guiana? Na linha dos benefícios pouco justificáveis está a designação da major Rita de Cássia Gouveia para frequentar um curso de francês em Saint-Jean, no Canadá, por quatro meses. Ela é contadora, lotada no Centro de Pagamento do Exército. 

EX-MILICO

EM 05/02/2012 00:50:15

Uma vez que não podem dr aumento, os generais "criam" seu próprio aumento, diárias, taifeiros, alimentaçao, veículo, imóvel funcional, transferências a cada 1 ou 2 anos. Assim, um ou outro oficail acaba pegando uma "rebarbinha", vai fazer um curso no exterior, uma missão no exterior e outras coisas.


Paulo Henrique Franco

EM 04/02/2012 18:30:39

Infelizmente esse é o Brasil que vivemos, e nós contribuinte é que pagamos a conta dessa cambada de sucadores, se o Brasil não tivesse tanta corrupção, tanta regalias para quem não merece, talvez sobrasse dinheiro para investir em educação, em segurança e na saúde que esta morrendo a mingua


Márcio

EM 04/02/2012 16:01:37

O Brasil já está quase encerrando a missão no Haiti, após longos 8 anos e o Exército ainda está formando intérpretes em francês para amissão ? Fala sério, isso é um curso prêmio, não é um curso por necessidade! A MINUSTHA já está no fim, não há lógica em se ter mais custo com formação de intérpretes


Márcio

EM 04/02/2012 15:55:24

Impressionante é a coincidência de que todos os agraciados com as viagens são oriundos de quartéis burocráticos da Ilha da Fantasia, ops!, quero dizer Brasília !


Márcio

EM 04/02/2012 15:54:53

Impressionante é a coincidência de que todos os agraciados com as viagens são oriundos de quartéis burocráticos da Ilha da Fantasia, ops!, quero dizer Brasília !





publicidade
índice de matérias edições anteriores edições especiais assine a revista

© Copyright 1996-2011 Editora Três
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.