Cultura
|  N° Edição:  2129 |  27.Ago.10 - 21:00 |  Atualizado em 10.Fev.12 - 20:59

Blockbuster de outro mundo

Filme mais caro da história do cinema nacional, "Nosso Lar" recorre a cenário futurista para adaptar best seller homônimo psicografado por Chico Xavier

Natália Rangel

NossoLar_site.jpg
No player acima você confere o trailer do filme "Nosso Lar"

 

img.jpg
ALTA TECNOLOGIA
Cena do filme “Nosso Lar”: imagem criada em computador simula a
“cidade espiritual” que, segundo o espiritismo, abriga seres humanos após a morte

O filme “Nosso Lar” estreia na sexta-feira 3 e já ostenta um recorde nacional: o seu orçamento de R$ 20 milhões é o maior da história da cinematografia brasileira, equivalente ao de uma produção média dos estúdios de Hollywood. Nenhum centavo desse valor veio das leis federais de incentivo à cultura – quem investiu foram empresas privadas que encamparam o projeto. O desafio: levar às telas, pela primeira
vez, o livro homônimo psicografado em 1944 pelo médium mais famoso do Brasil, Chico Xavier. As referências dessa obra são as melhores possíveis: trata-se de um best seller com 61 reedições, tradução para nove idiomas e dois milhões de exemplares vendidos. Além disso, a fé espírita é professada por cerca de 20 milhões de brasileiros. Tudo isso explica a certeza dos investidores de que se trata de um blockbuster. Era preciso, porém, apresentar esse produto com uma roupagem que fosse contemporânea, sem ofuscar o seu conteúdo. “É um filme grandioso. Não podíamos decepcionar o público”, diz a produtora, Iafa Britz. Para isso recorreu-se a efeitos especiais desenvolvidos e colocados em prática pela empresa canadense Intelligent Creatures, a mesma que criou os efeitos do blockbuster “Watchmen”. A trilha sonora é assinada por ninguém menos que Philip Glass. “Queríamos um enredo tão impactante como a obra literária e mais qualidade técnica para conferir verossimilhança”, diz o diretor, Wagner de Assis.

img1.jpg

Antes de “Nosso Lar” outras duas produções sinalizaram que o tema da vida após a morte é um excelente filão para o cinema nacional. “Bezerra de Menezes – o Diário de um Espírito”, de Glauber Filho, alcançou um público bem acima da expectativa dos realizadores, e “Chico Xavier, o Filme”, de Daniel Filho, foi assistido por 3,4 milhões de pessoas. “Se “Bezerra de Menezes” abriu uma fresta para esse gênero, “Chico Xavier” abriu a porta e “Nosso Lar” vai escancará-la”, diz Luis Eduardo Girão, produtor de filmes desse gênero. Em sua avaliação, o espectador cansou de ver violência na tela e busca “um cinema espiritualista”. A história de “Nosso Lar” é narrada pelo médico André Luiz, pai de três filhos, que morreu no início do século XX e teria revelado ao mundo as condições de vida na dimensão espiritual – fez isso por meio das faculdades mediúnicas de Chico Xavier.

“Trata-se de uma história universal que poderá agradar a agnósticos, marxistas e ateístas”, exagera Assis. Na fase em que o protagonista está na chamada “cidade espiritual” surgem na tela edificações que remetem ao futurismo de desenhos como “Os Jetsons” – na verdade os seus traços foram inspirados na arquitetura de Oscar Niemeyer. Toda a pirotecnia visual que está a serviço da narrativa procura ser fiel às descrições feitas no livro.

A aposta é que essa roupagem moderna crie uma identificação com o público e, em todo o País, 400 salas de cinema estarão na expectativa dessa promessa de sucesso.

Cheap oem software

EM 29/09/2011 05:40:05

AnlpuG Scribbler, give me a student's record-book!)))


AutoCAD

EM 19/04/2011 00:08:17

http://www.formspring.me/kimimeladeg | nachladen AutoCAD Civil 3D Land Desktop


SmithMicro

EM 18/04/2011 20:43:52

pxe4GO Smith Micro poser low cost here http://www.formspring.me/kaliskajxo


Misael Pemmiulz

EM 07/01/2011 09:49:46

Uma das financiadoras já se foi. Agora ela sabe que nao existe reencarnacao. Coitada. Tudo o que descaracteriza a ressureição de Jesus é falso. Pode ser até interessante, mas é falso.


Online pharmacy

EM 16/12/2010 19:33:28

Gallynya





publicidade
índice de matérias edições anteriores edições especiais assine a revista

© Copyright 1996-2011 Editora Três
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.