i100491.jpg

DVD

Oficina digital

Quem sentiu vontade de assistir aos espetáculos do Teat(r)o Oficina e não o fez por medo de ter as roupas arrancadas pela trupe (esse detalhe integrava uma das montagens) tem agora a oportunidade de vê-los em DVD. Estão sendo lançadas quatro peças do grupo na comemoração de seus 50 anos de existência – Ham-let, Boca de Ouro, As bacantes (foto) e Cacilda! Comum nas grandes companhias estrangeiras, a gravação de espetáculos ainda é rara no Brasil – e espera-se que a iniciativa do Oficina estenda-se a grupos como o Centro de Pesquisas Teatrais, de Antunes Filho, e o Teatro da Vertigem, de Antonio Araújo. No caso do Oficina, a direção de Tadeu Jungle e Elaine Cesar preservou a estética festiva por meio de câmeras de mão, que passeiam em meio aos atores.

CINEMA

Spirit contra Octopus

i100492.jpg

Mais uma adaptação dos quadrinhos chega às telas com a estreia de Spirit, de Frank Miller, na sexta-feira 20. Spirit é a identidade secreta de Denny Colt (Gabriel Macht), um policial que se transforma nesse herói mascarado. Ele trava uma luta contra o mal, encarnado por Octopus (Samuel L. Jackson), mé dico legista que tenta dominar a cidade. Scarlett Johansson e Eva Mendes embelezam a trama, criada pelo genial cartunista Will Eisner.

LIVROS

A arte do crime

i100495.jpg

Com enredo surpreendente, a graphic novel Salon (Desiderata, 188 págs., R$ 39,90), do inglês Nick Betozzi, brinda ao surgimento do cubismo, mas não poupa seu idealizador, Pablo Picasso (1881-1973): ele é descrito (e desenhado) como um tampinha desbocado. O autor mistura a história da arte moderna com uma ficção ensandecida, na qual personagens saem de suas molduras e cometem crimes em série. A trama é entrelaçada com grandes nomes da pintura, como Matisse, Georges Braque e Gauguin. E com muita cena de sexo.

TEATRO

Com que roupa

i100496.jpg

Enquanto espera o telefonema de um pretendente e escolhe o vestido da noite, Cleusa Maria, uma mulher descasada e bastante espirituosa, passa em revista sua vida amorosa. No papel dessa engraçada e até frágil figura da peça Uma mulher de vestido preto (Teatro Alfa, São Paulo, até 31/5) está a atriz Cristina Mutarelli, que consegue cativar a plateia com seu fabuloso timing cômico. Sempre perfeito, o ator Nilton Bicudo alterna-se como cartomante, personal trainer, vendedora de loja, parente e melhor amiga da personagem principal. É o primeiro e já excelente trabalho do jornalista e escritor Jorge Felix.

MÚSICA

A falsa Madonna

i100500.jpg

Como Madonna, ela é debochada e descende de italianos. Mas o seu nome artístico, Lady Gaga (o verdadeiro é Stefani Joanne Germanotta), referese, claro, à espalhafatosa banda Queen, de Freddie Mercury. Além dessas influências, a cantora americana de 23 anos que tomou de assalto as paradas diz ter crescido ouvindo David Bowie e Michael Jackson. Na música The fame, que dá nome ao seu primeiro CD, Lady Gaga afirma: "Fama, não me pergunte como, mas eu vou fazer isso acontecer." Ao saltar do underground nova-iorquino para as lojas do mundo todo ela está vivendo muito mais que os 15 minutos de glória a que tem direito. Lady Gaga já faz sua fama acontecer.

AGENDA

UTE LEMPER

i100497.jpg

(Sala São Paulo, São Paulo, 17/3) – Canções de cabaré e clássicos da dupla Weill/Brecht estão no programa da consagrada cantora alemã

 

FESTIVAL DE CURITIBA

i100498.jpg

(Curitiba, a partir de 17/3) – Em sua 18ª edição, o evento reúne 24 peças na mostra contemporânea e 290 na paralela
 

FRINGE

i100499.jpg

 (Warner Channel, a partir de 17/3, 22h) – Nova série de J. J. Abrahams, autor de Lost, sobre agente do FBI que investiga casos inexplicáveis