000T_TRDV795219.jpg

O famoso polvo Paul, conhecido por suas previsões sempre corretas durante a Copa do Mundo, profetizou nesta sexta-feira que a Espanha vencerá a Holanda na final da Copa do Mundo e que a Alemanha ficará com o terceiro lugar. Paul deu seu primeiro palpite sobre a disputa pelo terceiro lugar e apresentou seu veredicto sobre quem será o novo campeão do mundo. Os mais supersticiosos consideram que a escolha do animal é uma profecia sobre o futuro vencedor.

Entre uma previsão e outra houve um angustiante espaço de 45 minutos no ato transmitido ao vivo por televisões de vários países.

Em sua primeira previsão, Paul, de origem britânica e morador do aquário de Oberhausen, hesitou por dez minutos entre o mexilhão do Uruguai e o da Alemanha. Quando chegou a vez de dar o seu veredicto para a final, o cefalópode escolheu rapidamente a caixa espanhola. "Paul é um especialista em partidas envolvendo a Alemanha, vamos ver se também acerta com as outras partidas", avisou com prudência o aquário Sea Life de Oberhausen, onde vive o polvo profeta em um tanque de 1.500 litros de água.

Nascido em 2008 em Weymouth, no sul da Grã-Bretanha, este especialista em previsões adivinhou até agora todas as vitórias da Alemanha neste Mundial (Austrália, Gana, Inglaterra e Argentina) e as duas derrotas, para a Sérvia, na primeira fase, e para a Espanha, pelas semifinais.

Este último presságio o tornou popular, mas os torcedores alemães, que o consideravam um ídolo, passaram a adotar uma postura mais hostil e na internet houve grupos considerando que seu futuro deveria ser em alguma receita gastronômica.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

"Nossos funcionários vigiam Paul com cuidado", disse à AFP Daniel Fey, que trabalha no aquário, indicando que as ameaças de morte são brincadeiras.

Paul teve falhas no passado, mas seus acertos na África do Sul-2010 o alçaram à condição de estrela, embora todos indiquem que será sua última grande competição como ‘adivinho: ele nasceu há dois anos e meio e a expectativa de vida de um polvo é de três anos.

Na Espanha, após o seu acerto das semifinais, a notícia da previsão da final ganhou destaque em blogues, e em redes sociais como o Facebook já proliferam grupos sobre ele, alguns pedindo a imagem do polvo na bandeira espanhola.
 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias