000T_TRDV760066.jpg

O técnico Carlos Alberto Parreira, campeão do mundo com o Brasil em 1994 e que treinou a África do Sul na atual Copa do Mundo, afirmou nesta quinta-feira que o país pode aprender com o exemplo sul-africano para organizar o Mundial de 2014.

Parreira, que assumiu o comando dos ‘Bafana Bafana’ pela primeira vez em 2007, antes de reassumir o cargo em 2009, destacou que ao desembarcar pela primeira vez em território sul-africano existia uma desconfiança mundial a respeito do atual Mundial.

Mas para o treinador brasileiro, que participou nesta quinta-feira de uma entrevista coletiva no estádio Soccer City que abordou a próxima Copa, o comitê de organização sul-africano conseguiu superar todas as dúvidas com planejamento e cumpriu o prometido.

O técnico chegou a afirmar que após a Copa da Alemanha-2006, muitos imaginaram que seria impossível organizar um Mundial de maneira satisfatória em consequência da quase perfeição alemã, mas, para ele, os sul-africanos superaram as dificuldades e realizaram um torneio do qual as seleções não têm do que reclamar.

¨Para o Brasil a mensagem que fica é seguir os passos¨, disse, antes de destacar que muitas pessoas de fora estão impressionadas com o resultado.

O treinador, que também comandou o Brasil na Copa de 2006, quando a seleção foi derrotada pela França nas quartas de final (1-0), lembrou que, como um país de muita tradição no futebol, a responsabilidade é ainda maior.

Para Parreira, o Brasil tem todas as condições de fazer uma Copa ¨interessante¨, mas o técnico, que disse pretender aproveitar o segundo semestre do ano com a família, ressaltou que o país precisa de agilidade nas decisões para evitar problemas.

fp/dm