i98758.jpg

Com sete filmes no currículo, o cineasta francês Laurent Cantet tornou-se um dos mais consistentes de seu país. Em Entre os muros da escola, premiado em Cannes e selecionado para o Oscar de filme estrangeiro, ele transforma uma sala de aula em um microcosmo da atual situação multirracial da França. Rodado numa escola real, com alunos descendentes de imigrantes africanos, árabes, haitianos e asiáticos, o filme é baseado nas experiências de um professor também real, François Bégaudeau. Ele não consegue acalmar o ânimo dos jovens, incapazes de respeitar a autoridade, sempre associada ao passado colonial. É uma panela de pressão que ajuda a entender as recentes rebeliões de jovens habitantes da periferia das cidades francesas. Estreia na sexta-feira 13.

LIVROS
Carrière viaja pelo mundo

i98759.jpg

No livro Contos filosóficos do mundo inteiro (Ediouro, 304 págs., R$ 34,90), o roteirista e escritor francês Jean-Claude Carrière traduz em narrativas fascinantes as tradições de culturas ancestrais, como a chinesa e a judaica. Para criar esses contos que misturam realidade e ficção, o prestigiado roteirista de filmes do cineasta espanhol Luis Buñuel se inspirou nas viagens feitas a países africanos, europeus, asiáticos e americanos.

 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

EM DIREÇÃO AO SUL
Alheias à violência no Haiti, três turistas americanas usam os favores sexuais de jovens locais

A AGENDA
Um homem oculta da família e dos amigos que foi demitido, passando a simular que ainda trabalha

i98760.jpg

RECURSOS HUMANOS
Drama sobre os confl itos entre pai e filho, empregados da mesma empresa

SANGUINÁRIOS
Um grupo de amigos passa o revéillon em uma ilha e acabam se desentendendo com os moradores

TODOS À MANIFESTAÇÃO
Nesse primeiro trabalho Cantet já aborda a vida dos estudantes, só que mostrando o que se passa fora das salas de aula

 

DVD
Máfia da vodca

i98761.jpg

Nos extras de Senhores do crime, o diretor David Cronenberg elogia o trabalho do ator americano Viggo Mortensen, a estrela de seus filmes recentes. Explica como ele compõe seus personagens e, no caso desse longa, como ele viajou a Moscou para dar vida ao motorista do filho de um chefão da máfia russa de Londres. Nesse segundo trabalho com o diretor canadense, Mortensen dá um show de interpretação ao lado da neozelandesa Naomi Watts, no papel de uma médica de maternidade que acaba se envolvendo com o mundo do crime.

 


MÚSICA
Tiso, samba e jazz

i98762.jpg

Como o nome já diz, Samba e jazz, novo CD de Wagner Tiso, se divide entre os dois estilos considerados extremamente diferentes, mas oriundos da mesma raiz negra. É um prazer pular de Samba de um grande amor, de Chico Buarque, para Tune up, de Miles Davis. Palmas entusiasmadas para o arranjo de Folhas secas, de Nelson Cavaquinho. O disco tem, ainda, belíssimos solos de Paulo Moura, na clarineta, e Victor Biglione, na guitarra, sem falar no piano de Tiso.

 

MÚSICA
Mais que rap

i98763.jpg

Depois de injetar mais balanço e musicalidade no rap, o cantor americano Kanye West decidiu se afastar do canto falado no CD 808s & heartbreak, quarto de sua carreira multiplatinada. Marcado pela morte da mãe, decorrente de uma cirurgia plástica malsucedida, e pelo fim de um relacionamento, West fez um disco mais sombrio, mas nem por isso menos interessante. As canções têm batidas produzidas por uma antiga bateria eletrônica (o teclado Roland TR-808 do título), voz distorcida digitalmente e muitas cordas e pianos. Com essa guinada na carreira, o egocêntrico Kanye West mostra que se encontra naquela fase do estrelato em que pode fazer o que quer.

 

AGENDA
AVENIDA Q

i98764.jpg

(Teatro Clara Nunes, Rio de Janeiro) – Montagem brasileira do musical da Broadway que fez sucesso com o humor politicamente incorreto e a mistura de atores e bonecos

THE BEAST
(Canal A&E, 22h, a partir de 6/3) – Série estrelada pelo ator americano Patrick Swayze, que interpreta um experiente agente do FBI


 i98765.jpg

 

KEANE
(São Paulo, Credicard Hall, 10/3; Belo Horizonte, Chevrolet Hall, 12/3; Rio de Janeiro, Citibank Hall, 13/3) – A banda de rock inglesa que não usa guitarras apresenta o repertório do terceiro CD, Perfect simetry
 i98766.jpg

 

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias