000T_TRDV744601.jpg

A Suíça venceu a Espanha por 1 a 0, na primeira grande surpresa da Copa do Mundo, em partida válida pela primeira rodada do grupo H, nesta quarta-feira no estádio Moses Mabhida de Durban.

O resultado quebrou uma sequência invicta de 12 jogos que a Espanha carregava desde a derrota para os Estados Unidos, há um ano, nas semifinais da Copa das Confederações. Naquele dia, os espanhóis carregavam outra série sem perder ainda mais impressionante: 35 partidas.

Vicente del Bosque escalou a Espanha ainda sem Fabregas e Fernando Torres, ambos sem a condição física ideal. A Suíça manteve seu histórico recente nas grandes competições, com uma retaguarda firme e uma atitude bastante defensiva.

A Espanha teve extremas dificuldades por conta do posicionamento suíço e passou o primeiro tempo em Durban sem marcar. O time espanhol seguiu sua característica de trocar muitos passes e terminou os 45 minutos iniciais com 67% de posse de bola, mas esse mesmo número chegou a 78% quando o relógio marcava 15 minutos.

Somente com David Villa como atacante de ofício, suportado por uma linha de três armadores, a Espanha criou suas melhores chances em bolas enfiadas em profundidade. O próprio Villa, lançado, chegou a driblar um marcador na grande área, mas foi impedido de finalizar por Benaglio.

000T_TRDV744692.jpg

A Espanha também tentou de fora da área, em chutes de David Silva e Iniesta, mas seguia sem ameaçar Benaglio até os 24min. Foi quando o mais lúcido espanhol, o barcelonista Iniesta, deu passe precioso para Piqué, que fintou um marcador e exigiu ótima intervenção do goleiro suíço.

Também lançado por Iniesta, David Villa criou ótima situação de gol em um raro contra-ataque, driblando ainda um marcador antes de finalizar por cobertura, mas fora da meta suíça.

As expectativas espanholas de vitória sofreram um duro golpe já aos 9min da segunda etapa. Na base da raça, Derdiyok rompeu a marcação espanhola, dividiu com Piqué e Casillas, com a bola sobrando livre para o gol de Gelson Fernandes.

A Espanha se mandou com tudo para o ataque, promovendo as entradas de Fernando Torres e Jesus Navas nos lugares de Busquets e David Silva. Foi de Torres, logo na sequência, a primeira boa chance espanhola na segunda etapa. O chute, porém, não saiu forte.

Em dois lances, um para cada lado, a trave impediu o gol de sair. Aos 25min, Xabi Alonso bateu de fora da área e acertou um torpedo no travessão. Quatro minutos depois, Derdiyok avançou em velocidade pela direita, cortou Piqué e Puyol e chutou na trave. Foi o último lance de real perigo dos espanhóis na partida.

As duas seleções voltam a jogar na próxima segunda-feira: Espanha pega Honduras em Johannesburgo, enquanto o Chile mede forças com a Suíça em Port Elizabeth.

Confira a cobertura completa da Copa