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Maquiadores e cabeleireiros acostumados a retocar a imagem dos políticos nas campanhas eleitorais guardam histórias cabeludas sobre a ojeriza de José Serra (PSDB) ao trabalho deles. Um experimentado profissional da área ainda lembra de uma campanha em que o candidato tucano chegou ao estúdio de tevê acompanhado da mulher e da filha e apresentou-as a ele: “Como você adora maquiar e eu odeio ser maquiado, vá trabalhando com as duas para se ocupar”, disse Serra. Constrangido, o maquiador fez o serviço solicitado.

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OUSADIA
Celso Kamura queria Dilma morena ou com
os cabelos brancos, tipo Meryl Streep

Longe de serem fãs dos salões de beleza, as duas candidatas à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), têm se revelado mais compreensivas que Serra com seus assessores de estética. Dilma passa por sucessivas mudanças no visual e, segundo o cabeleireiro Celso Kamura, não é a mulher “fria e brava” que ele esperava encontrar. Contratado pelo marqueteiro João Santana para “repaginar” Dilma, o cabeleireiro de celebridades, que cobra R$ 7 mil por dia de consultoria e R$ 350 por um corte, diz ter se surpreendido. “Ela nem é baixinha nem tão gordinha”, afirma. A ex-ministra aceitou que Kamura cortasse seu cabelo à la Carolina Herrera, a famosa estilista venezuelana. Dilma só protestou quando Kamura resolveu radicalizar a cor das madeixas. “Eu queria deixá-la morena, porque acho que ela tem alma morena. Pensei também num cabelo todo branco, estilo Meryl Streep.”

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CUIDADOS ESPECIAIS
Marcos Padilha faz pesquisas para contornar
a alergia de Marina Silva aos cosméticos

Em duas horas e meia de sessão, Kamura, além do penteado, atacou as sobrancelhas da candidata. “Aquele desenho deixava qualquer pessoa com cara de brava, arrogante.” Ele reduziu, então, a curvatura da sobrancelha, tirando o excesso da parte de cima e não embaixo, como ocorre com a maior parte das mulheres. Depois, ensinou Dilma a “esfumaçar” um pouco mais os olhos e dar mais vivacidade ao rosto, com blush coral e batom de tonalidade mais terrosa. Santana contratou também a maquiadora brasiliense Rose Paz como assessora de Dilma, para manter diariamente a repaginação feita por Kamura. A cada pausa da candidata, Rose aparece com sua maleta cheia de pós, sombras, batons, pincéis e aerógrafo para retocar a pele conforme a técnica de AirBrush, indicada para cobrir as linhas do tempo. Rose acaba de voltar de Nova York, onde ficou hospedada com Dilma por quatro dias no luxuoso hotel Four Seasons. Sua ida a Manhattan custou ao PT R$ 12.800.

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A candidata do PV, Marina Silva, assim como Dilma, não se considera vaidosa, mas tem se resignado a fazer alguns retoques na aparência. Tudo muito sutil. Ela aceita sugestões de assessores para usar determinadas roupas e até admitiu, depois de certa relutância, mudar o tradicional coque de seus cabelos. O responsável pela transformação foi o maquiador Marcos Padilha, que trabalha na equipe do cineasta Fernando Meirelles, diretor dos filmes da campanha de Marina. Primeiro ela foi convencida por Padilha a abandonar um tipo de gel que usava para ajeitar o penteado. “Argumentei que, a todo momento, ela parecia ter saído do banho”, conta. Padilha providenciou, então, uma inédita “escova” em Marina e depois tratou de fixar-lhe o coque não mais sobre o topo da cabeça, mas um pouco mais para baixo.

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O mais difícil trabalho de Padilha, porém, foi acertar a maquiagem da candidata. Experimentado em trabalhos publicitários, ele já conhecia modelos famosas com intolerância e alergia a determinados produtos. Mas jamais enfrentara um caso como o de Marina. A ex-ministra do Meio Ambiente colecionou doenças tropicais enquanto foi seringueira no Acre: teve leishmaniose, duas malárias, hepatite e ainda acabou contaminada por mercúrio durante um tratamento. Hoje é alérgica a várias comidas, cheiros, alvejantes de roupa, cremes e à maioria das maquiagens. Em suas crises de alergia, provocadas pela proximidade desses produtos, sente a garganta fechar-se e novamente lhe vem à boca um gosto metálico, “como se estivesse chupando uma moeda”. Padilha procura usar produtos já testados, em doses mínimas e, seguidamente, misturados com algum corante natural. Na gravação de um programa, chegou a passar um pouco de beterraba nos lábios e no rosto de Marina para fazer as vezes de batom e blush.


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