Assista abaixo apresentações dos cantores

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Luan Santana

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Maria Gadú

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Lu Alone  

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ESTRATÉGIA
O sertanejo Luan Santana: 100 mil CDs
vendidos após se apresentar no Faustão

Luan Santana é um cantor sul-mato-grossense de apenas 19 anos – e já há quem o chame de “ícone” do gênero sertanejo universitário. Seu CD “Ao Vivo” está há semanas entre os mais vendidos do Brasil. Até pouco tempo atrás, ele ia de ônibus para os shows. Hoje, vai de jatinho. Com a agenda lotada até o fim do ano, declarou que sua vida em 2010 está mesmo diferente.

Sem desmerecer o seu talento, esse sucesso tem a ver com a mais que natural prioridade que a Rede Globo dá aos artistas da gravadora Som Livre em suas trilhas sonoras, programas de auditório e até jornalísticos. As duas empresas pertencem ao mesmo grupo de comunicação e, portanto, não há nada de errado nisso. É bom para os artistas novatos como Luan que, desde o lançamento de seu primeiro CD/DVD no final do ano passado (que venderam cerca de 100 mil cópias), já ganhou participação especial na novela “Malhação ID”, recebeu o troféu de revelação musical no Melhores do Ano no “Domingão do Faustão” e foi assunto numa longa reportagem no “Fantástico”. O espectador acredita que, ao merecer tamanha visibilidade na emissora, o cantor seja bastante popular. É o contrário: a popularidade está sendo criada por meio dessas aparições. Trata-se de uma lógica que funciona. A Som Livre contrata desconhecidos e usa a programação da Rede Globo para torná-los famosos. Luan, Maria Gadú e Tiago Iorc, entre outros, que o digam.

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MPB JOVEM
A música “Shimbalaiê”, de Maria Gadú,
fez sucesso em “Viver a Vida”

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Ninguém discorda que a televisão é uma ferramenta de divulgação poderosa. “A tevê não dá uma mãozinha, dá uma mãozona”, argumenta Mariozinho Rocha, diretor musical da Rede Globo. “Se pudermos dar preferência a um artista da Som Livre, vamos dar.” A gravadora foi criada em 1969 justamente para lançar as trilhas da emissora. Hoje, metade dos 20 discos mais vendidos no Brasil leva seu selo – cinco deles  são de trilhas sonoras e três, de artistas novos. Um deles é o da paulistana Maria Gadú. Bastou a canção “Shimbalaiê” aparecer como tema da personagem Dora (Giovanna Antonelli) na novela “Viver a Vida” para a cantora, até então desconhecida, ver a carreira decolar. Ela já tinha participado de outras trilhas, mas sem tanto destaque. Agora, seu primeiro CD, lançado em 2009, é um dos que mais vendem – já são aproximadamente 120 mil cópias, um resultado e tanto para um mercado fonográfico em crise. Além de sua canção ser ouvida pelos espectadores de segundafeira a sábado e em horário nobre, ela também foi indicada à premiação do Faustão. Concorria com Luan (que ganhou) e Myllena. O presidente da gravadora, Leonardo Ganem, diz que “não há prioridade. Nosso departamento de marketing é igual ao das outras gravadoras. Se elas estão fazendo o trabalho direito, não sei”, afirma. “Como filial da Globo Comunicação e Participações S.A., só temos o direito de anunciar na programação da Globo sem pagar.”

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POP EM INGLÊS
Lu Alone acabou de lançar o seu primeiro CD.
Vai estrelar um reality show

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A aposta da vez da Som Livre é a mineira Lu Alone, 17 anos. Já chamada de Miley Cyrus brasileira, numa referência à americana que faz Hannah Montana na série do Disney Channel, ela canta pop em inglês. Seu primeiro disco acaba de chegar às lojas. No dia 17 ela estreia o reality show “Lu Alone” no Multishow (canal a cabo ligado à Globosat, outra empresa da Globo Comunicação e Participações S.A.). Lu abriu os shows do grupo venezuelano Isa TKM no Brasil e abrirá também as apresentações da americana Demi Lovato no fim do mês. “Tenho vontade de atuar”, diz ela, que bem poderia aparecer em “Malhação ID”. O brasiliense Tiago Iorc, 24 anos, recebeu convite para testes de ator na Globo, mas não aceitou. Suas músicas começaram a entrar nas trilhas antes mesmo de o seu primeiro CD ser lançado pela Som Livre. Um ano antes, a canção “Nothing but a Song” estava em “Malhação”. E até agora suas composições já embalaram cenas de quatro novelas, incluindo “Viver a Vida” – e ele foi selecionado para a trilha internacional, ao lado de nomes como Mariah Carey, Whitney Houston e Shakira. É a voz do rapaz, em “My Girl”, que anima o romance de Luciana (Alinne Moraes) e Jorge (Mateus Solano), hoje o casal principal da novela: “Sem dúvida, a Rede Globo ajudou a espalhar a minha música pelo Brasil. Fez meu trabalho chegar a pessoas que talvez não o conhecessem de outra forma.” Como se vê, se é boa para o artista, para a emissora e a Som Livre, a estratégia da Globo é excelente, sobretudo, para o público.


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