Devido às fortes chuvas dos últimos dias, hoje o governo peruano decretou estado de emergência por dois meses em Cuzco e Apurimac, no Peru. Além disso, também será proibida por pelo menos três dias a entrada de turistas em Machu Picchu, uma das ruínas arqueológicas mais famosas e visitadas do mundo.
 
As chuvas que castigaram a região no final de semana passado são consideradas as mais fortes dos últimos 15 anos e deixaram parados centenas de caminhões com mercadorias. As estimativas são de que cerca de 6 pessoas morreram devido aos deslizamentos de terra causados pelas chuvas e também por causa das inundações.

Estima-se, ainda, que mais de 7.300 pessoas estejam desabrigadas ou isoladas pela água. Entre elas, estão cerca de 120 brasileiros, que estavam na região a passeio. Segundo o Itamaraty, não há registros de brasileiros feridos nem mortos. Todos os brasileiros, de acordo com o Governo Brasileiro, estão abrigados em trens da Companhia Ferroviária Peruana e aguardam para ser resgatados por helicópteros. Para as pessoas que tiverem parentes isolados no Peru, o Itamaraty disponibilizou os telefones (61) 3411-8802 e (61) 3411-8805 para quem precisar de informações mais detalhadas.