Os pacientes brasileiros contam com uma novidade no tratamento da diabetes tipo 2, o remédio Xigduo XR. O produto é o primeiro a associar em um único comprimido a dapagliflozinaàmetformina. A primeira substância faz parte de uma das mais recentes classes de medicamentos contra a doença. Ela atua nos rins, contribuindo para a eliminação, pela urina, da glicose circulante no sangue. O excesso do açúcar na circulação sanguínea caracteriza a diabetes, enfermidade que eleva substancialmente os riscos para doenças cardiovasculares como o infarto e o acidente vascular cerebral. A metformina, medicação usada há muitos anos, reduz a produção da glicose e melhora o funcionamento da insulina, o hormônio que permite a entrada, nas células, da glicose presente no sangue.

mi_17894032254266889.jpg

 

O novo remédio acompanha uma tendência cada vez mais forte de juntar em uma mesma pílula diferentes compostos ativos contra a diabetes. Isso porque um dos grandes obstáculos para o controle da enfermidade é a baixa adesão dos pacientes ao tratamento. Em geral, eles são obrigados a tomar mais de um comprimido por dia, o que leva ao esquecimento e abandono do cuidado necessário. A droga recém-lançada deve ser tomada diariamente apenas uma vez.

A classe da qual a dagliflozina faz parte tem efeitos em outras áreas. “Promove perda de peso e reduz a pressão arterial”, afirma a endocrinologista Gabriela Luporini Saraiva, gerente de grupo médico da AstraZeneca, laboratório fabricante do Xigduo. Na opinião do endocrinologista Luiz Turatti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, a medicação representa mais uma facilidade na vida do paciente. “Ela deve ajudar no controle adequado”, diz. O remédio não deve ser usado por quem deseja perder peso. “É indicado para quem tem diabetes tipo 2”, assinala Turatti. O médico alerta ainda que o medicamento écontra-indicado para pacientes com função renal prejudicada.

 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias