PoupatempoMaua_div_483x303.jpg
Prédio do Poupatempo de Mauá (SP)

 

Mais de 26 mil profissionais enviaram currículos para preencher as 87 vagas abertas pelo programa Poupatempo do governo paulista na nova unidade instalada em Mauá, na Grande São Paulo. A relação é de 298 candidatos por vaga, um recorde desde que o serviço foi criado, há 18 anos. A título de comparação, o curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, o mais disputado da Fuvest 2016, teve 72 candidatos por vaga, ou seja, quatro vezes menos.

Os salários variam de R$ 1,2 mil mensais para atendente a R$ 3 mil para funções na área administrativa, na qual havia dez vagas. De acordo com a assessoria do Poupatempo, além da evidente retração no mercado do trabalho, há um interesse sobretudo dos jovens em trabalhar nessas unidades de atendimento à população.

"Muitos profissionais jovens estão em busca de um ambiente de trabalho útil e de boa convivência", explica a superintendente de operações Tânia Virgínia Andrade.

A exigência básica era de segundo grau completo, mais de 18 anos e experiência em atendimento ao público. Muitos candidatos, no entanto, tinham curso superior completo. Após uma pré-seleção a partir dos currículos, foram entrevistados 800 candidatos na fase final. Os contratados já passaram por treinamento.

A unidade será aberta ao público nesta sexta-feira, 29, em regime de pré-operação. A inauguração oficial ainda será definida.