AlexAtala_div_483x303.jpg

 

A Basque Culinary Center, escola espanhola de formação de profissionais da gastronomia, anunciou um novo prêmio internacional para reconhecer chefs que tenham alguma atuação social por meio da culinária.

De acordo com a instituição, pode ser inovação culinária, compromisso com a responsabilidade social, a sustentabilidade ou o desenvolvimento econômico de sua comunidade, envolvimento em campanhas de saúde pública ou em campanhas ambientais, a promoção de projetos culturais pioneiros ou trabalhos que beneficiem a sociedade graças a seu impacto positivo na indústria alimentar.

Para ser candidato ao prêmio, o chef deverá ser indicado por um profissional da gastronomia, como outros chefs profissionais, colunistas de gastronomia ou até mesmo fornecedores da área. O prazo para a apresentação de candidaturas termina em 30 de abril e deve ser feito pela internet.

O vencedor receberá 100 mil euros para ser investido um projeto de sua escolha, desde que ele melhore a sociedade, de alguma forma, por meio da gastronomia.

O brasileiro Alex Atala integra o júri ao lado de outros chefs renomados mundialmente como Gastón Acurio (Peru), Ferran Adrià (Espanha), Dan Barber (EUA), Heston Blumenthal (Reino Unido), Massimo Bottura (Itália), Michel Bras (França), Yukio Hattori (Japão), Enrique Olvera (México) e René Redzepi (Dinamarca), presididos pelo espanhol Joan Roca.

O resultado será anunciado em 11 de julho e a cerimônia de premiação ocorre em setembro deste ano.