caca-caiu.jpg

 

Caças F-16 da aeronáutica da Turquia derrubaram um avião de guerra russo que invadiu o espaço aéreo do país vindo da Síria nesta terça-feira, 24, informaram as forças militares turcas. A origem da aeronave inicialmente era desconhecida, mas fontes próximas à presidência turca reportaram que se tratava de um SU-24 de fabricação russa. O ministro de defesa da Rússia confirmou a informação à agência de notícias RIA, mas garantiu que não houve violação de fronteira pelo ar.

Tanto a Rússia como a Síria, que são aliados e combatem o Estado Islâmico no território do país árabe, mantinham caças voando pela região. A informação divulgada pelas forças armadas da Turquia é de que os F-16 turcos lançaram um aviso de advertência ao avião russo antes de derrubá-lo. O presidente turco Recep Erdogan foi comunicado dos acontecimentos e iria entrar em contato com o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu.

Imagens da TV turca Haberturk mostraram o caça envolto em chamas caindo em uma área florestal, seguido por um rastro de fumaça. O local é conhecido pelos turcos como "Montanhas dos Homens Turcos", que fica ao norte da Síria, perto da fronteira com a Turquia. Outras imagens da agencia turca Anadolu mostrou dois tripulantes do caça caindo de paraquedas antes que a aeronave se chocasse no solo.