Filmes e séries de televisão nem sempre funcionam como forma de lazer. O entretenimento é uma ferramenta fortíssima para compartilhar informação, formar adultos mais conscientes e inspirar a transformação no mundo. Foi a partir deste conceito que a produtora Maria Farinha Filmes foi criada em 2008 por Marcos Nisti, vice-presidente do Instituto Alana e conselheiro do Greenpeace, e Estela Renner, diretora e roteirista de filmes de ficção, de documentários de impacto social e de séries de TV. Em 2013, a produtora incorporou a Lobo Filmes, da produtora executiva Luana Lobo.

ESPECIAL-10-IE.jpg
INOVADORA
A produtora foi a primeira no Brasil a receber o certificado B Corp

A produtora sempre busca contar histórias emocionantes e convincentes que criem a conscientização sobre os problemas reais que todos passam durante a vida. “Todas as nossas produções são lançadas por nós como ‘movimentos’”, diz Luana Lobo. “Cada conteúdo se torna uma ferramenta de inspiração e informação para a sociedade.” Já foram diversos os temas abordados pela Maria Farinha Filmes, como jovens de todo o Brasil que encontram soluções inovadoras e criativas para os desafios nas comunidades, obesidade infantil e mobilidade urbana.

Uma das produções que mais fez sucesso foi o “Muito Além do Peso”, que mergulhou no tema da obesidade infantil ao discutir por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. A mensagem de que se deve observar melhor a comida que levam à mesa no dia a dia já alcançou 2 milhões de pessoas. O documentário se firma no depoimento de crianças e foi reconhecido e indicado pelo chef inglês Jamie Oliver. O longa inspirou política públicas como o projeto da prefeitura de São Paulo “Muito Além do Prato”.

IE2398pag80e81_especial_empresas-2.jpg

Em 2015, a produtora Maria Farinha Filmes lançou gratuitamente um curta chamado “Quem? Entre Muros e Pontes” para ajudar a causa dos refugiados de guerra. O curta investiga e revela o porquê mais de 200 mil famílias Saharauis estão isoladas a 40 anos no deserto do Sahara ocidental sem nenhuma oportunidade de desenvolvimento digno para uma população que foi expulsa de seu território. O próximo lançamento mundial da produtora acontecerá em março de 2016 e será o documentário “O começo da vida”, em que revela como as pessoas podem mudar a história da humanidade, se a prioridade for o cuidado com os primeiros anos de vida.

Em 2013, a Maria Farinha Filmes foi a primeira produtora brasileira a ser contemplada com o selo internacional B!Corp, que certifica empresas que empreendem em benefício da sociedade ou do meio ambiente. “Nós nascemos com o propósito de usar o poder do negócio para beneficiar a sociedade e adotamos inúmeras praticas dentro e fora da empresa que refletem esse nosso posicionamento”, diz Luana Lobo.