O pedaço do paraíso no Cerrado de Goiás fez fama nacional e ampliou horizontes. O grupo Rio Quente agora tem um braço em Porto de Galinhas (Marulhos Suites Resort), no litoral pernambucano. Nos dois locais – e em outros três escritórios abertos em São Paulo, Goiânia e Brasília para administrar o patrimônio – a Cia. Thermas do Rio Quente proporciona uma experiência singular não apenas para os clientes que mergulham em suas águas, mas também para os funcionários. “A conquista é reconhecimento do trabalho”, diz o diretor executivo de operações da empresa, Ronaldo Pacheco, sobre o prêmio, na categoria trabalhadores. “O caminho que estamos trilhando é o correto e as pessoas estão enxergando. Isso nos orgulha.” Ao lado de Francisco Neto, diretor executivo comercial, Pacheco comanda os 2.171 trabalhadores que estão divididos entre os cinco pilares do grupo: Rio Quente Resorts, Hot Park, Rio Quente Vacation Club, Valetur e turismo imobiliário. Em 2012, eles estabeleceram a meta de dobrar de valor até 2020 e ser mais admirada por seus funcionários e clientes. À primeira vista, parece fácil manejar associados que estão às margens de exuberantes termas naturais. Mas os diretores são os primeiros a admitir que a tarefa não é simples. Sabem que é difícil ganhar a vida divertindo outras pessoas num resort aberto 24 horas, muitas vezes debaixo de sol, ao invés de num escritório com ar condicionado. Por isso, a companhia criou uma série de programas de valorização dos trabalhadores. Essas iniciativas incluem remunerações, capacitações e benefícios especiais. Até outubro de 2015, foram mais de 100 promoções efetuadas, cerca de 40 horas per capita de treinamento e R$ 6 milhões distribuídos em participação nos resultados. A área de Recursos Humanos foi renomeada de Talentos Humanos para simbolizar o comprometimento e há até um ônibus que leva as pessoas de suas casas para o resort.

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O compromisso com a natureza é fundamental para o sucesso da ação. Todos os novos funcionários recebem aulas sobre a importância da preservação ambiental. Na sede do grupo, em Rio Quente (GO), onde está 87% do pessoal, várias campanhas são realizadas para seus filhos, nas escolas da região. Com as medidas, os trabalhadores entendem que a preservação de seu entorno é fundamental para o crescimento do empreendimento e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico do município, que tem 50% da população empregada no grupo. “Os associados estão sendo os próprios fiscais das ações desenvolvidas e participam ativamente das decisões e melhorias que envolvem a comunidade”, afirma Pacheco. Isso é importante porque pesquisas internas apontam que o item mais bem avaliado pelos hóspedes é o meio ambiente.

Para o futuro, as empresas Rio Quente pretendem ir mais longe. Os objetivos daqui para frente são diminuir a rotatividade dos funcionários e engajá-los ainda mais com a companhia, aumentando as chances de eles crescerem juntos. “Estamos perseguindo e evoluindo. A cada ano a gente sobe um degrau”, diz Pacheco.

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