Para trabalhar na Cielo, líder no mercado de pagamentos eletrônicos, é preciso saber questionar – mesmo que isso signifique que as perguntas recaiam sobre o próprio trabalho. “A capacidade para empreender dentro do ambiente corporativo, questionar a maneira como o trabalho é feito, se comunicar e trabalhar em equipe são comportamentos que buscamos identificar em todos os profissionais que ingressam na companhia”, afirma Katia Plácido, Diretora de Recursos Humanos da Cielo. Campeã na categoria Trabalhadores entre as empresas de grande porte, a Cielo trata o desenvolvimento individual e no engajamento das equipes como pauta estratégica. Por isso, investe, em média, o equivalente a um 14º salário no desenvolvimento de cada um de seus 2 mil funcionários, quase todos com ensino superior completo e metade com diploma de pós-graduação ou MBA. “Esse nível de escolaridade define um perfil de comportamento crítico e exigente, o que demanda soluções sofisticadas em gestão de pessoas”, diz Katia.

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ESTÍMULO
Cuidar bem das pessoas é a regra, diz Katia Plácido, diretora de RH da Cielo

Entre os principais programas de seleção e retenção de talentos, estão os de Trainee e Estágio, realizados anualmente, a Universidade Corporativa Cielo, que, desde 2011, ajuda a desenvolver líderes, e o programa Key People, que reconhece os melhores desempenhos. A empresa sabe, contudo, que, para manter um clima engajador e produtivo e um ambiente diverso, é preciso cuidar do bem estar das pessoas que fazem parte dela dentro do conceito das “7 saúdes” (social, física, intelectual, profissional, espiritual, emocional e financeira). Além de incluir mulheres em todos os níveis da organização, até na diretoria executiva, a Cielo realiza continuamente um diagnóstico das condições de trabalho, que há dois anos, abrange também as condições de saúde, os hábitos de alimentação e o nível de sedentarismo. Foi a partir dessas pesquisas que nasceu o programa de Bem Com a Vida. Nele, os funcionários podem optar por refeições preparadas com alimentos orgânicos, receber orientação nutricional sem custo duas vezes por semana, conciliar a rotina de trabalho com atividades como ginástica laboral e massagem, fazer parte de grupos de corrida com os colegas e ainda receber um auxílio-academia.

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Ao colocar a eficiência da comunicação interna como prioridade, a Cielo apresenta ao menos dois canais institucionais para ouvir a opinião de seus funcionários. Todos os anos, a pesquisa Fale o que Pensa! avalia a percepção da equipe sobre vários aspectos de sua vida na empresa. Enquanto isso, uma vez por semestre, os funcionários são convidados a ter um diálogo direto com a alta liderança da organização. No próximo Face-a-Face, eles discutirão o tema “O Brasil que queremos construir” e assistirão a uma palestra sobre a importância do protagonismo dentro da companhia e na sociedade. “Pensamos nos impactos que qualquer projeto possa ter na companhia ou no meio externo antes que eles evoluam”, afirma a Diretora de RH. “Os aspectos econômicos, sociais e ambientais são considerados nas decisões, visando minimizar o impacto ambiental de nossa operação e maximizar a contribuição da Cielo para a construção de uma sociedade mais justa.” Guiada por esses valores, a empresa contribui para a inclusão de microempreendedores nos meios eletrônicos de pagamentos e incentiva projetos de educação de crianças e adolescentes e capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

FOTO: João Castellano/Istoé