Apesar do cenário de lentidão da economia global, a multinacional brasileira Weg, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, não para de crescer. Em 17 de setembro, a empresa, com sede na cidade catarinense de Jaraguá do Sul, comprou a fabricante espanhola de painéis elétricos Autrial. A aquisição é um espelho dos bons resultados da companhia, que registrou receita líquida de R$ 4,5 bilhões, no primeiro semestre deste ano, 24,2% superior ao obtido no mesmo período de 2014. O que os números não mostram é que o sucesso da Weg está em sua cultura empresarial, que valoriza a excelência tecnológica e o desenvolvimento dos funcionários.

BRASIL-WEB-ABRE-DIN.jpg
Modelo catarinense:a formação da mão de obra especailizada
é um dos segredos do sucesso da Weg

A preocupação com a formação educacional dos empregados remete aos primórdios da empresa. Em 1961, os sócios Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus fundaram a Jaraguá Motores, primeira fábrica de motores elétricos do Brasil. O negócio prosperou e foi se transformando na potência que levaria no nome as iniciais de seus fundadores. Em 1969, sentindo a carência de mão de obra especializada na região, o trio de empresários criaram o Centroweg, uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a capacitação de mão de obra especializada. De lá para cá, mais de três mil alunos foram formados nesse centro, todos incorporados pela Weg, que atualmente conta com mais de 30,6 mil funcionários em todas as suas unidades. “Empresas como a Weg são grandes porque se preocupam em ter produtividade de classe mundial. Elas dão muita ênfase à formação e à qualificação profissional”, diz Gustavo Leal, diretor nacional de operações do Senai. “A preocupação com o capital intelectual ajuda essas empresas a chegar nesse patamar.” A especialização da equipe permite à Weg dar saltos de produtividade. Os ganhos são medidos desde 1991, quando um bem-sucedido programa começou a avaliar a equipe.

Essa cultura foi compartilhada com o universo acadêmico. Desde 2008, a empresa investe em parcerias que não visam diretamente o próprio negócio, como é o caso do laboratório de pesquisa instalado na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). Esse centro coloca os alunos dos cursos de engenharia em contato com equipamentos de última geração desenvolvidos pela Weg. “A grande vantagem é que podemos preparar melhor nossos alunos para o mercado de trabalho”, diz José Lesina, coordenador dos cursos de engenharia mecânica e mecânica automotiva da Ulbra. “O estudante de engenharia precisa conhecer tecnologias de ponta para desenvolver projetos.”  


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias