sonda_AFP_483x303.jpg

O robô europeu Philae, pousado sobre o cometa Churyumov desde meados de novembro, estabeleceu novamente contato com a Terra durante quatro minutos na noite de domingo, indicou o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), a agência espacial francesa.

O contato foi realizado entre as 21h22 (18h22 de Brasília) e as 21h26 (18h26 de Brasília), declarou à AFP Philippe Gaudon, diretor do projeto Rosetta no CNES em Toulouse (sul da França).
 
Philai, que estava adormecido no cometa Churyumov há sete meses, surpreendeu o centro ao despertar na noite de sábado. O primeiro contato durou dois minutos e o robô pôde enviar 40 segundos de dados.
 
"Desta vez, Philae nos enviou menos dados e dados mais recentes", acrescentou Gaudon.
 
Philae "está completamente desperto", informou nesta segunda-feira Jean-Yves Le Gall, presidente do Centro Nacional de Estudos Espaciais à rede France 2. O cometa Churyumov, sobre o qual o robô se encontra, "está em plena efervescência, há jatos de gás e de poeira", disse Le Gall.
 
"É a primeira vez na história da humanidade", acrescentou o presidente do CNES, que considerou que Philae é "a experiência espacial mais importante nos primeiros 30 anos do século 21".
 
O cometa vai se aproximando do sol e o robô conseguiu sair de sua letargia graças à melhora da luminosidade e ao aumento da temperatura.
 
A missão da sonda Rosetta e de Philae tem por objetivo entender a evolução do sistema solar desde seu nascimento. Os cometas, de fato, são considerados vestígios da matéria primitiva.