Ferran Adrià
Chef de cozinha

ferran.jpg
Se por séculos a França ostentou o título de melhor culinária mundial, hoje pode se dizer que ela está seriamente ameaçada por um nome estrangeiro, vindo da vizinha Espanha: o do chefe Ferran Adrià, 47 anos. Sua especialidade? Para uns, cozinha molecular, para outros, cozinha criativa. Na síntese está a experimentação com sabores, texturas e usos dos ingredientes. A vitrine para os experimentos culinários de Adrià é o restaurante elBulli, que fica em uma estradinha distante três horas de Barcelona. A fórmula de experimentação criada pelo chef tornou o espaço um dos mais badalados da culinária internacional. Eleito quatro vezes o melhor restaurante do mundo pela revista especializada "Restaurant" – o prêmio é uma espécie de Oscar da gastronomia – , o elBulli pode, atualmente, dar-se ao luxo de funcionar apenas durante alguns meses. O restante do tempo de Adrià e sua equipe é dedicado a testar o que de novo será apresentado no cardápio do ano seguinte.

João Filgueiras Lima, Lelé
Arquiteto e urbanista

joao.jpg
No momento em que as grandes metrópoles do mundo são enfeixadas por obras de grande apelo visual, mas sem muita preocupação com o impacto ambiental, um arquiteto brasileiro cresce cada vez mais em importância: o carioca João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé. Com meio século de carreira e 78 anos, centrou seus projetos na funcionalidade pregada pelo modernismo sem esquecer, contudo, do lado econômico: eles eram sustentáveis antes de a palavra existir no vocabulário ecológico. Lelé é o nome mais lembrado ao se pensar o futuro das cidades.

Biz Stone e Jack Dorsey
Fundadores do Twitter

biz.jpg
De uma ideia trivial para um empreendimento de dimensões globais. Esse foi o trajeto percorrido, em três anos, pelos americanos Biz Stone e Jack Dorsey, fundadores do Twitter, o sistema de mensagens instantâneas de no máximo 140 caracteres hoje com 50 milhões de usuários. Dorsey, 33 anos, teve a ideia de criar a ferramenta em 2006, motivado pela curiosidade de saber o que os amigos faziam. Ao lado de Stone, dois anos mais velho e ex-funcionário do Google, criou em duas semanas o protótipo do que se tornaria um dos maiores fenômenos da internet. Agora, eles enfrentam o maior desafio: transformar o sucesso em dinheiro, ou, como informa o site da empresa, fazer do Twitter uma companhia de sucesso e lucrativa.

Chris Anderson
Físico e escritor

chris.jpg
Acredite se quiser: um dos pensadores mais influentes da nova economia é um físico americano de 48 anos cujo currículo inclui  pesquisas no célebre laboratório de Los Alamos, berço do império nuclear americano. Mas o caminho de Chris Anderson, autor dos best sellers "A Cauda Longa" e "Free: Grátis – O Futuro dos Preços" (Editora Campus), rumo ao olimpo dos negócios foi pavimentado em algumas das revistas mais importantes do mundo, como "Nature", "Science", "The Economist" e "Wired", da qual é editorchefe desde 2001. Sempre visionário, Anderson passou a influenciar o mundo dos negócios e, em 2010, promete continuar a lançar suas ideias que jamais são ignoradas por grandes e pequenos investidores.

Seth Berkley
Epidemiologista

seth.jpg
"Em um mundo interconectado, o fracasso não é uma opção." O autor da frase é o especialista americano em doenças infecciosas Seth Berkley, 52 anos, fundador e CEO da Iniciativa Internacional da Vacina da Aids (Iavi). Ele segue o que prega com perseverança. Sob sua liderança, a Iavi – criada há mais de uma década por ele para acelerar o desenvolvimento de uma vacina preventiva contra a Aids e garantir sua distribuição aos países mais atingidos pela pandemia – se tornou uma parceira mundial nas pesquisas públicas e privadas que hoje investigam as seis possíveis vacinas em fase de testes com humanos em 11 países.

Miguel Nicolelis
Cientista

miguel.jpg
Aos 48 anos, ele será destaque mais uma vez no cenário internacional. Em 2010, espera acelerar os seus estudos sobre o cérebro humano com a ajuda de um supercomputador. Doado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, o equipamento, batizado de 14 BIS-21, está entre os 500 mais potentes, com capacidade de processar 46 trilhões de informações por segundo, e ficará instalado no Instituto Internacional de Neurociências de Natal, no Rio Grande do Norte. Uma das pesquisas é a que busca novos caminhos de tratamento para o mal de Parkinson.

Paulo Borges
Estilista

paulo.jpg
Paulo Borges, 46 anos, é o nome à frente das duas maiores semanas de moda "made in Brazil": o São Paulo Fashion Week e o Rio Fashion Week. Da primeira, ele é o pai: idealizou e realizou as edições desde o princípio, na década de 90, quando o desfile ainda se chamava Morumbi Fashion e não reunia nem metade das beldades e marcas que hoje agrega. Do evento do Rio de Janeiro, é o dedicado padrasto, que, no ano passado, assumiu a função de pôr ordem na passarela carioca. À frente de ambas, Paulo mostra disposição para investir seu tempo e seus conhecimentos em um projeto a longo prazo de transformar o Brasil em referência mundial para a moda, impressionando o mundo não apenas pela beleza das peças, mas também pelo seu poder de venda.

Bono Vox
Cantor

bono.jpg
O roqueiro irlandês Bono Vox completa, em 2010, 50 anos. Na bagagem, às mais de duas décadas à frente da banda U2 soma-se a sua crescente atuação como ativista na área de direitos humanos e meio ambiente. Bono usa sua influência de ídolo pop para convencer o mundo a se engajar em temas como a erradicação da pobreza e o combate à Aids. Sua voz fez-se ouvir em importantes momentos de 2009, como na posse do presidente americano, Barack Obama, e em um dos shows em comemoração aos 20 anos da queda do Muro de Berlim. E, se o palco já era um ótimo palanque para esse irlandês, desde o fim de 2008 ele conta com o reforço de sua coluna no jornal americano "The New York Times".

Alex Atala
Chef de cozinha

atala.jpg
Alex Atala, 41 anos, tem hoje um título bem diferente do que ostentava na sua juventude, quando era identificado como um DJ punk. É considerado o melhor chef de cozinha brasileiro, e seus pratos são inspirados na nossa culinária, recheados de ingredientes nacionais. Conhecido por estar à frente do D.O.M., ele inaugurou no ano passado o restaurante Dalva e Dito.

Clique nos links abaixo e conheça as 100 personalidades mais influentes no Brasil e no mundo.

Categoria: ESTRELAS
Parte 1Parte 2

Categoria: OUSADOS
Parte 1Parte 2

Categoria: POLÊMICOS

Categoria: DISCRETOS

Categoria: ÍDOLOS

Categoria: REVELAÇÃO

Categoria: INOVADORES
Parte 1Parte 2