Guido Mantega
Ministro da Fazenda

chamada_guido.jpg
A economia brasileira surpreendeu até os mais otimistas e o Brasil foi o primeiro país a superar a maior crise econômica internacional depois do crash de 1929 – o que deixou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, 60 anos, em estado de graça, pois foram decisivas duas de suas ações. Primeiro, veio a desoneração de setores importantes da indústria, aquecendo o consumo. Depois, a injeção de R$ 100 bilhões no BNDES, para restabelecer o crédito. Mantega também destacou-se por colocar o Brasil no centro das discussões mundiais tanto no G-20 quanto nos chamados Brics. O ministro brasileiro convidou seus colegas da Rússia, Índia e China para uma série de encontros que resultaram na criação formal do novo bloco. “O Brasil era considerado um azarão. Todo mundo dizia: a China vai bem, a Rússia e a Índia também, mas e o Brasil? Será? De azarão, o Brasil passou para coordenador do grupo”, comemora Mantega. Para este ano, o ministro prevê um crescimento de 5%. O Brasil, afirma ele, entrou num novo ciclo e, em pouco tempo, será a quinta maior economia do mundo. Se for assim, certamente, em 2010, ele ampliará sua influência.

Eduardo Braga
Governador do Amazonas

eduardo.jpg
À frente do segundo mandato no governo do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), 49 anos, conserva um dos maiores índices de popularidade do País. Boa parte desse desempenho é resultado da prioridade ao desenvolvimento urbano. Seu plano de saneamento dos igarapés, o Prosamim, tornou-se vitrine dos programas apoiados pelo Banco Mundial. Favoritíssimo na corrida ao Senado, a eleição de Braga representaria um passo importante na estratégia do PMDB de projetá-lo nacionalmente. Porém, caso se confirme a realização antecipada das eleições municipais em Manaus, Braga poderá mudar de planos e apostar na prefeitura com vistas à visibilidade e aos gordos aportes de recursos que envolverão os preparativos para a Copa de 2014. Empresário e engenheiro elétrico formado pela Universidade Federal do Amazonas, apesar de ter crescido pelas mãos do ex-governador Amazonino Mendes, está rompido com o padrinho. Hoje, ele tem voo próprio e um horizonte aberto na política amazonense.

Manmohan Singh
Premiê indiano

manmoha.jpg
Arquiteto das reformas econômicas na Índia, o premiê Manmohan Singh, 77 anos, conseguiu um feito histórico no ano passado ao ser reeleito. A conquista da maioria legislativa também lhe deu maior margem de manobra para a aprovação dos projetos de lei e pacotes necessários à manutenção do crescimento econômico. Para este ano, a previsão é de uma expansão do PIB acima de 7%, após fechar 2009 com algo em torno de 6,5%. Nada mal, considerando a profunda retração da economia mundial, a consequente queda nas exportações e os prejuízos na agricultura causados pelas chuvas das monções. Singh, que foi ministro das Finanças no início dos anos 90, diz que vai investir pesado em políticas de inclusão social, a fim de gerar emprego e melhorar o nível de vida nas áreas rurais, ampliando o mercado doméstico. No plano internacional, Singh terá papel privilegiado nas discussões sobre a refundação do sistema financeiro e a flexibilização do comércio.

Bill Gates
Fundador da Microsoft

gates.jpg
Em meio século de vida, o americano Bill Gates fez história como o criador da Microsoft, maior e mais conhecida empresa de software do mundo. Durante anos ocupou a primeira posição entre as pessoas mais ricas do mundo. Quando não pareciam existir mais desafios, o homem que prefere ser considerado um cientista do ramo da tecnologia resolveu desbravar novos caminhos. Aos 54 anos, Gates tem se dedicado a trabalhos sociais. Mais: uma fatia considerável de seu dinheiro também tem sido investida em projetos filantrópicos. Ao longo da última década, desde a criação da Fundação Bill & Melinda Gates, nome de sua esposa, ele tem se afastado progressivamente da Microsoft, empresa que fundou em parceria com o amigo Paul Allen, para atuar em frentes de pesquisas contra a Aids. Mesmo assim, a fortuna de Gates continua subindo graças aos lançamentos de produtos como o Windows Live Messenger 2009.

Márcio Santilli
Ambientalista

marcio.jpg
Único brasileiro eleito “herói do ambiente” de 2009 pela revista “Time”, o filósofo, indigenista e ex-deputado Márcio Santilli ganhou projeção mundial. Ele apareceu ao lado de 23 personalidades, entre elas a atriz Cameron Diaz. Santilli, 54 anos, foi homenageado pela ideia visionária de compensar as nações que reduzem as taxas de desmatamento através das licenças de emissão que podem ser negociadas no mercado de carbono. Voz ativa nos fóruns de meio ambiente e questões indígenas, Santilli, em 2010, dará continuidade aos seus projetos para proteger e recuperar as nascentes e matas ciliares dos rios.

Marcelo Tas
Jornalista

taz.jpg
Marcelo Tas, 50 anos, apresentador e idealizador do humorístico “CQC”, da Rede Bandeirantes, terminou 2009 de forma excepcional. Sucesso de crítica e audiência, o programa oxigenou a televisão ao retratar a cena política brasileira com humor ácido, ágil e inteligente. Aliás, política é um tema recorrente de Tas e o seu programa tem claras referências no repórter Ernesto Varela, personagem que o tornou nacionalmente conhecido. Em sua trajetória vitoriosa, Tas participou de grandes sucessos, como o programa infanto-juvenil “Castelo Rá- Tim-Bum”, da TV Cultura, que ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais – ele respondia pelo roteiro e pela direção, além de interpretar o Professor Tibúrcio. Se 2009 foi muito bom, 2010 promete mais: é neste ano novo que promete fazer sucesso o recém-lançado livro de Tas, “Nunca Antes na História Deste País”. A obra reúne as frases mais polêmicas e engraçadas do presidente Lula.

tas_site_01.jpg

Assista à primeira parte da entrevista exclusiva com Marcelo Tas, em que ele fala sobre seu trabalho com o público infantil no programa Rá-Tim-Bum

tas_site_02.jpg

Assista à segunda parte da entrevista exclusiva com Marcelo Tas, em que ele fala dos bastidores do CQC e sobre sua experiência no comando do Video Show, da Globo

tas_site_03.jpg

Assista à terceira parte da entrevista com Marcelo Tas, em que ele fala sobre o episódio em que Luciano Huck criticou o fato do seu Twitter ser patrocinado pela Telefônica

tas_site_04.jpg

Assista à quarta parte da entrevista exclusiva com Marcelo Tas, em que o apresentador do CQC comenta a política brasileira e fala sobre Lula e FHC

tas_site_05.jpg

Assista à última parte da entrevista com Marcelo Tas, em que ele fala sobre censura no trabalho e sobre a polêmica do CQC gravado

Steve Jobs
Fundador da Apple

jobs.jpg
De todas as características de Steve Jobs, uma delas é indiscutível: a capacidade de virar o jogo. Talvez por isso o slogan de seus produtos seja sempre Think Different (pense diferente). Foi pensando além que o americano de 54 anos delineou sua história. Depois de revolucionar a indústria dos computadores, com o Macintosh; da música, com o iPod; do mercado fonográfico com o iTunes; dos celulares, com o iPhone; e de filmes animados, com as produções dos estúdios Pixar, o empresário ainda promete mais em 2010. A novidade fica por conta do tablet da Apple, uma versão ampliada da plataforma iPhone/ iPod touch, que vem ao mercado para enriquecer o universo de portáteis com acesso à internet. Sinal de que a revolução, marca registrada de um dos maiores gênios da tecnologia, continua. Nada mal para quem em 2009 passou por uma operação para retirada de um câncer no pâncreas.

SteveJobs_255.jpg

Assista ao discurso de Steve Jobs, fundador da Apple, na Universidade de Stanford, em que fala sobre sua história de vida

Daniel Nocera
Pesquisador do MIT

daniel.jpg
Aos 52 anos, o professor de química do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) está à frente de um projeto que tem o potencial de revolucionar e solucionar a geração de energia elétrica. Através da observação do mecanismo usado pelas plantas na produção de energia (fotossíntese), o pesquisador americano desenvolveu um catalisador que utiliza a luz do sol na quebra da água em átomos de oxigênio e hidrogênio e criou uma fonte à base de sol e água. Além disso, na contramão do que vinha sendo testado por décadas, o catalisador é um sistema instável, ou seja, assim como as plantas, tem a capacidade de recompor-se depois de esgotado. Mais verde, impossível.

Joesley Batista
Presidente da JBS-Friboi

joesley.jpg
Em 2009 a renda bruta estimada do grupo que preside foi de R$ 60,6 bilhões. Entre 2006 e o ano passado, o crescimento de suas empresas foi de incríveis 1.900%. No total, ele emprega mais de 125 mil funcionários. Com apenas 35 anos, sem curso superior, o empresário goiano se destaca no comando do grupo JBS-Friboi. Em setembro, adquiriu outras duas empresas do ramo, a Bertin e a americana Pilgrim’s Pride, tornando-se o maior processador de carne bovina do mundo e dono da maior empresa privada do Brasil. O grupo possui hoje 64 unidades industriais, espalhadas por São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, Acre, Rio de Janeiro, Paraná, além das internacionais na Argentina, Itália, Austrália e nos Estados Unidos. Os planos de expansão não param por aí. Plano de 2010: fazer da JBS uma das maiores empresas alimentícias do planeta.

PARTE 2

Clique nos links abaixo e conheça as 100 personalidades mais influentes no Brasil e no mundo.

Categoria: ESTRELAS
Parte 1Parte 2

Categoria: OUSADOS
Parte 1Parte 2

Categoria: POLÊMICOS

Categoria: DISCRETOS

Categoria: ÍDOLOS

Categoria: REVELAÇÃO

Categoria: INOVADORES
Parte 1Parte 2