Segurança máxima
Agora que a segurança nos aviões virou paranóia, novas tecnologias de identificação dos passageiros devem se multiplicar pelos saguões de embarque. Criado para ampliar a visão dos pilotos ingleses nos dias de neblina, o Millimetre Wave Camera, da QinetiQ, exibe as formas do corpo e capta a radiação refletida por qualquer objeto escondido sob a roupa (foto). Já o leitor de rostos Facelt, da Visionics, compara a face do viajante a um arquivo digital com fotos de terroristas. Precisa de apenas 20 das 80 marcas de expressão do rosto para identificar até mesmo as feições alteradas por uma cirurgia plástica. Está em uso no aeroporto de Carolina do Norte e deverá ser adotado pelo de Boston, ambos nos EUA.

Orgulho nacional

Os cientistas brasileiros que desvendaram a sequência genética da bactéria causadora do amarelinho nos laranjais receberam uma homenagem notável na semana passada. A revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA (Pnas) louvou o trabalho liderado pelo inglês de nascimento Andrew Simpson (foto). O atual foco de pesquisa nacional está no genoma do câncer. Trinta laboratórios e mais de uma centena de pesquisadores conectados por computador decifraram 700 mil fragmentos das mensagens genéticas que orientam a função de cada célula humana. Só perdem para o Instituto do Câncer dos EUA, a maior organização de pesquisa da doença no mundo.

Absurdos

A roda foi inventada em 3.500 a.C., mas foi registrada em 2001 por um advogado, que dividiu com o Escritório de Patentes da Austrália o Ig Nobel de Inovação. Na 11ª edição, o prêmio destaca as conquistas científicas mais esdrúxulas do ano. Os vencedores: a cueca com camadas de feltro e carvão que filtram odores (biologia), os males causados pela queda de cocos na cabeça (medicina), as árduas pesquisas de dois indianos que apontam a tendência dos jovens em tirar meleca do nariz (saúde pública), a constatação de que o inferno é num buraco negro (astronomia), a criação do parque de diversões Stalin (paz) e a solução de por que a cortina de banho sempre entorta para dentro (física).

Acorde sonoro

Um acordo assinado na terça-feira 9 vai finalmente dar impulso ao sistema de distribuição de músicas online. As cinco maiores gravadoras do mundo vão desembolsar US$ 1 milhão de adiantamento e uma anuidade de US$ 750 mil para licenciar automaticamente, para venda pela internet, as canções cujos direitos autorais pertencem à agência Harry Fox, que representa 27 mil estúdios e mais de 160 mil compositores. Resolvida a pendenga, agora devem deslanchar os serviços pagos para baixar músicas pela rede.

Excêntrico

O negócio dele é entrar para a história. Depois de cinco tentativas frustradas de dar a volta ao mundo num balão, o milionário americano Steve Fossett enfim bateu um recorde. Foi de Nova York à Inglaterra a bordo do catamarã PlayStation (foto) à velocidade média de 45 km/h. Terminou a travessia na quarta-feira 10, depois de quatro dias, 17 horas e meia de viagem, quase dois dias a menos do que o recorde anterior, de 1990.