Receita de saúde

A atriz Isabel Fillardis e sua filha Analuz são as estrelas da campanha da Sociedade Brasileira de Pediatria feita para a Semana Mundial de Amamentação, que começa segunda-feira 1º em mais de 100 países. Segundo o Ministério da Saúde, as brasileiras amamentam seus filhos, em média, durante 33,7 dias. O indicado é que o aleitamento exclusivo (sem uso de chás e sucos) seja feito até os seis meses (180 dias).

 


Caiu na rede

Acaba de ser lançado no Brasil um site voltado às ciências do esporte: www.gssi.com.br. Ele reúne pesquisas recentes da área, incluindo medicina e nutrição. As informações são coletadas pelo Gatorade Sports Science Institute, uma instituição sem fins lucrativos que existe há mais de dez anos e que patrocina eventos e estudos internacionais.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Guerra ao mosquito

O projeto Roll Back Malaria, um convênio entre a Organização Mundial de Saúde e o laboratório Novartis para combater a malária, está em fase de seleção de ONGs que atuam na região amazônica. No Brasil, foram registrados 615 mil casos da doença em 2000. Mais detalhes em www.malariaandhealth.com.

SEXO,COMIDA e MÚSICA
Pesquisadores americanos e canadenses descobriram que as estruturas do cérebro ativadas pelos prazeres proporcionados pelo consumo de alimentos ou pela prática sexual também são acionadas pela música. Eles mostraram, por meio de uma tomografia especial, que as melodias podem produzir estímulos que levam à euforia. O estudo revela que as notas musicais desencadeiam mecanismos capazes de deixar as pessoas mais felizes.

Desabafo Médico

No livro Sem anestesia (ed. Objetiva), o clínico geral Alex Botsaris mostra o que sentiu ao passar para o outro lado do “balcão”. Ele relata a experiência de ter perdido um filho numa UTI neonatal. A partir daí, analisa por que a relação médico-paciente anda cada vez mais fria e por que o porcentual de erros médicos vem aumentando.

 

Câncer

Gostaria de saber o que é o câncer e por que ele aparece.
Hilário Ferreira Azevedo, Crateus (CE)

Câncer é o resultado do crescimento ilimitado de células, com capacidade de invasão de outros tecidos. Atinge homens e mulheres em todas as idades. Os principais fatores são hereditários e ambientais (dieta à base de defumados, tabagismo e exposição solar, entre outros). Há vírus associados à origem do mal, como o HPV. Além disso, algumas pessoas não eliminam bem toxinas, ficando mais predispostas à doença. Apesar de fumarem pouco, elas retêm as substâncias cancerígenas, se equivalendo a indivíduos que fumam mais, por exemplo.
Nise Yamaguchi, diretora científica da
Sociedade Brasileira de Cancerologia


Cicatriz

Existe algum método eficaz para tirar cicatrizes? Qual o mais eficiente e qual o mais barato?
Paula, por e-mail

É possível tratar alguns casos com sucesso. Provocadas por fatores variados, cicatrizes decorrem principalmente da predisposição genética do paciente. A queixa maior nos consultórios de dermatologia é contra a cicatriz queloidiana (quelóides). Nesse caso, o tratamento mais eficaz é a associação de dois procedimentos: cirurgia por congelamento (crioterapia) seguida de infiltração de corticóides na área atingida. A relação custo-benefício faz dessa terapia uma alternativa bastante acessível. Para outros tipos de cicatrizes, há mais opções de tratamento. Ele deve ser definido por um médico de sua confiança.
Ricardo Fenelon,
dermatologista de Brasília


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias