Ciência
|  ISTOÉ Online |  13.Jan.10 - 17:50 |  Atualizado em 24.Nov.14 - 01:02

De Olhos Bem Abertos

Cientistas afirmam que é possível saber a orientação sexual alheia apenas pelo olhar

André Julião

chamada.jpg
RADAR
Pesquisa diz que é possível identificar os gays (como Ana Angélica Martins Marques, participante do BBB 10) apenas pelo olhar

Olhe para a foto acima. Você seria capaz de afirmar que Ana Angélica Martins Marques, – lésbica assumida e participante do Big Brother Brasil 10 – é homossexual apenas analisando o olhar dela? Dois estudos realizados na Universidade Tufts, em Boston, nos EUA, dizem que isso é possível. Os cientistas conseguiram demonstrar que a maioria das pessoas tem a capacidade de identificar homossexuais apenas com um rápido olhar – funcionando como uma espécie de radar gay, ou gaydar, como chamam os americanos. No estudo mais recente, os voluntários viram fotos de mulheres desconhecidas por milésimos de segundo e detectaram, com alto grau de acerto, a orientação sexual de cada uma.

Os pesquisadores coletaram, em sites de relacionamento, fotos de mulheres que se identificavam como heterossexuais e de outras que se diziam lésbicas. Cada imagem foi recortada de forma que só aparecesse o rosto. Os voluntários (16 do sexo feminino e cinco do masculino), observavam as fotos por frações de segundo e indicavam se a retratada era hetero ou homossexual. A maioria acertou.

“A orientação sexual é percebida com precisão e rapidez”, escreveu Nicholas Rule, um dos autores da pesquisa, no “Journal of Experimental Social Psychology”. Segundo ele, a exatidão com que fizeram a distinção é maior do que se os voluntários tivessem simplesmente chutado um palpite. “Nosso controle estatístico aponta que as chances de acidente são menores que 1%”.

Num segundo teste, as fotos foram recortadas de forma que apenas os olhos pudessem ser vistos, excluindo rugas e sobrancelhas. Novamente os participantes alcançaram uma margem significativa de acerto. Como se os resultados não bastassem, os pesquisadores partiram para uma terceira fase. Dois outros grupos de voluntários viram fotos de rosto inteiro. O primeiro tinha de fazer seu julgamento o mais rápido possível; o segundo podia avaliar pacientemente cada fotografia e dar o veredicto. Resultado: quem tinha de avaliar de bate-e-pronto acertou mais do que os que tiveram mais tempo. O resultado sugere que o mecanismo para determinar a orientação sexual é intuitivo e instantâneo. “Quando consideramos que nossos dados foram cruzados com outros estudos, as conclusões se tornam ainda mais confiáveis”.

Ele publicou um estudo parecido em 2008. Voluntários homens conseguiram acertar se as fotos exibidas eram de heterossexuais ou de gays. Os objetivos da pesquisa são bem mais nobres do que a simples identificação da preferência sexual. “Poderemos entender melhor o processo mental de diferenciação de indivíduos em todos os tipos de grupo”, diz Rule. “Isso nos permitirá compreender como eles são formados e os impactos que nossa inclusão nesses grupos possa ter.” Os cientistas querem descobrir agora o que há no olhar que o torna capaz de mostrar imediatamente algo tão íntimo. Se alguém perguntar sua orientação sexual depois de concentrar-se nos seus olhos, ela com certeza já tem uma primeira impressão – provavelmente correta.

 img1.jpg

Agora faça o nosso teste e diga se você consegue identificar a orientação sexual das dez personalidades abaixo analisando apenas o seu olhar. Para saber quem é gay ou não na lista, clique na imagem.

imgs_olhos.jpg

good backlinks

EM 03/07/2014 20:15:18

T3FMTl Enjoyed every bit of your article.Much thanks again. Cool.


cheap seo services

EM 18/06/2014 00:24:48

FnHbjH Muchos Gracias for your blog article.Thanks Again. Will read on...


best prices

EM 15/05/2014 11:25:28

1jSXKn Say, you got a nice blog post. Great.


best prices

EM 01/04/2014 12:26:14

zCQ3pB Major thanks for the blog post.Much thanks again.


awesome things!

EM 28/02/2014 09:31:50

fWdlac A round of applause for your blog post.Much thanks again.





publicidade