Espiao digital_shutterstock.jpg

 

Uma grande falha de segurança em aparelhos da Apple e do Google pode ter deixado smartphones e computadores vulneráveis a ataques de hackers por décadas. Segundo pesquisadores a falha permite que invasores espionem a comunicação entre as máquinas e milhões de websites, permitindo o acesso a senhas, perfis e outras informações.

De acordo com o jornal “Independent”, navegadores de internet trocam informações cites para que possam se identificar, mas elas devem ser criptografadas para impedir que qualquer um possa interceptá-las. De acordo com os testes, mais de um terço dos sites apresentavam a vulnerabilidade e não há maneiras de saber quantas pessoas foram afetadas.

A falha parece ter vindo de uma antiga política do governo americano que não permitia que empresas exportassem produtos com criptografia, o que fez com que muitas máquinas e programas vendidos fora do país tivessem baixa segurança.

A regra foi banida em 1990, mas a falha já havia sido implementada em muitos computadores, então ela continuou permitindo o acesso. A maior parte das empresas de seguranças e sites de dados afirmam já ter corrigido o problema.