3948206_x360.jpg

A ministra Nancy Andrighi, corregedora nacional de Justiça, mandou afastar imediatamente das funções o juiz Flávio Roberto de Souza, do Rio de Janeiro, responsável pelos processos criminais movidos contra o empresário e ex-bilionário Eike Batista. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (26).

Nesta semana, Souza foi flagrado dirigindo um Porsche Cayenne de Eike que havia sido apreendido pela Justiça, junto a outros bens, para garantir o pagamento de credores.

Souza também delegou a vizinhos a guarda de um Range Rover de Thor Batista, filho de Eike, e de um piano apreendido na casa do empresário.

Pela decisão desta quinta-feira, todos os processos contra Eike serão retirados da alçada de Souza e redistribuídos a outras varas criminais federais. O tempo de afastamento do juiz ainda será determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ainda cabe recurso da decisão.

Souza afirma que levou o veículo para a garagem do seu prédio, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro, por falta de vagas no pátio da Justiça Federal e por causa da lotação do depósito da Polícia Federal.

Além do Porsche, um Toyota, também levado da casa de Eike, estava no prédio de residência do juiz. Ele explicou, no entanto, que enviou um ofício ao Detran pedindo que os carros blindados do empresário ficassem à disposição da 3ª Vara enquanto não vão a leilão. Segundo o juiz, não há irregularidade nisso, já que o Detran foi informado.