smartphone_dongle_hiv_syphilis-3.jpg

 

Pesquisadores da Universidade Columbia, dos EUA, inventaram um aparelho que pode transformar qualquer smartphone em um testador de HIV e sífilis – e o resultado depende de apenas uma gota de sangue e fica pronto em 15 minutos. Segundo o estudo publicado na revista “Science Translational Medicine”, o aparelho pode realizar três testes – o de HIV, o de sífilis e o de infeção ativa de sífilis. Nenhuma máquina de laboratório atualmente tem essa capacidade.

Para utilizar o aparelho, que não precisa de bateria e deve custar US$ 34 – uma máquina Elisa, que testa a existência do HIV, tem preço médio de US$ 18 mil -, é necessário colocar uma gota de sangue em seu coletor de plástico e inicializar o aplicativo que o acompanha. Depois disso, basta apertar um botão no aparelho, o que tira a necessidade de uma bateria.

O aparelho passa atualmente por uma fase de testes. Em Ruanda, onde foi usado em 96 pacientes, apresentou alguns problemas com falsos positivos, em que apontava a existência de HIV em paciente não infectados, mas os pesquisadores estão trabalhando para aumentar sua eficácia.