climate-change-shutterstock-537x405.jpg

 

A grande maioria do senado americano concordou que o aquecimento global é real, mas não aprovou duas medidas que atribuíam a causa do fenômeno à ação humana. 98 senadores votaram a favor de uma emenda de lei que declaram que a mudança climática “não é uma farsa”, e apenas um, um republicano, votou contra. A votação desta quarta-feira 21 fez parte da discussão sobre a lei que aprovará ou não a construção de um gasoduto que atravessa o país, do Canadá ao Golfo do México.

O resultado é importante por finalmente apresentar os dois partidos concordando com a existência do aquecimento global, um fenômeno que, até recentemente, era considerado uma invenção pelos Republicanos. “O clima está mudando, sempre mudou e sempre irá mudar”, declarou o republicano Jim Inhofe, do Estado de Oklahoma, um antigo defensor da tese da farsa. “A fraude é que existem pessoas que são tão arrogantes que acreditam que são tão poderosas que podem mudar o clima. O homem não pode mudar o clima.”

O senador Democrata Brian Schatz, do Estado do Havaí, autor de uma das medidas rejeitadas, afirmou que há “um grupo bipartidário de pessoas que acreditam que a mudança climática é real e causada por humanos e que pode ser resolvida”, mas que muitos Republicanos estão convictos de que a humanidade nada tem a ver com as variações.

senado eua.jpg

 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias