sedentarismo shutter.jpg

 

Que sedentarismo faz mal à saúde não é novidade, mas uma pesquisa concluiu que passar o dia sentado pode aumentar as chances de uma série doenças, mesmo que exercícios físicos sejam realizados diariamente. O estudo, realizado por diversas universidades do Canadá, analisou outras 41 pesquisas sobre saúde, que indicaram que um alto nível de sedentarismo aumentam em 15% a 20% as chances de desenvolvimento ou morte a partir de doenças cardíacas ou câncer e até 90% o risco de diabetes.

Apesar da conclusão, os autores do estudo não conseguem avaliar exatamente quanto tempo é considerado demais – para isso, eles afirmam que necessariam de mais dados e tempo de pesquisa. Mesmo assim, o doutor David Alter, um dos pesquisadores envolvidos, recomenda que todos realizem pequenas doses de exercício regularmente, como alguns minutos de caminhada a cada 30 minutos.

“Mais da metade do dia de uma pessoa normal é gasta sendo sedentária – sentada, assistindo televisão, ou trabalhando ao computador”, afirma Alter ao jornal canadense “The Globe and Mail”. “O resumo é que nós estamos tentando treinar as pessoas a levantarem conscientemente e andarem. Assim que elas estiverem engajadas em ‘eu tenho que levantar, eu tenho que me mover’, o resto é natural. As pessoas começam a pegas as escadas ao invés de elevadores”, ele conclui.