obama.jpg

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

Os Estados Unidos estavam de olho na Coreia do Norte há muito tempo, mas mesmo assim não conseguiram prever o ataque aos estúdios Sony. Segundo o jornal “The New York Times”, a Agência Nacional de Segurança (NSA, da sigla em inglês) investigava o país asiático desde 2010, o que facilitou a identificação dos responsáveis pelo ataque à produtora de filmes em Hollywood em novembro de 2014.

De acordo com a reportagem, a NSA invadiu o sistema norte-coreano através das redes chinesas que conectam o país com o resto do mundo, utilizando a ajuda da Coreia do Sul e de outros aliados americanos. A agência estava preocupada com as crescentes habilidades digitais dos hackers norte-coreanos e decidiu monitorar suas atividades, afirma um documento divulgado recentemente.

Leia também

O mundo se mobiliza contra o perigo dos hackers

As informações levantadas nos últimos anos ajudaram a agência a determinar tão rapidamente a origem dos ataques à Sony, algo que muitos especialistas consideravam suspeito. “É extremamente difícil identificar de onde vem uma invasão e quais os responsáveis”, afirmou o especialista em cybersegurança Bruce Schneier.

O presidente Barack Obama deve anunciar nesta terça-feira 20 uma série de medidas para aumentar a segurança do país, uma semana após a invasão da conta no Twitter de um dos principais departamentos militares dos EUA.