Prediction API 2.jpg

 

Se você acha que anda compartilhando informações demais em seu perfil no Facebook, talvez esteja correto. A boa notícia é que isso pode não ser culpa sua. Uma equipe da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, construiu um algoritmo que pode determinar a personalidade de alguém baseado em seu perfil no Facebook de maneira mais eficiente do que um amigo ou um parente da pessoa o faria. O modelo analisa as páginas curtidas pelo indivíduo, então quanto mais curtidas, melhor.

Com 10 curtidas, o algoritmo consegue estabelecer traços de personalidade, como posição política ou nível de inibição, mais eficientes que um colega de trabalho o faria. Com 70, consegue resultados melhores que os de um amigo ou companheiro de quarto. A partir de 150, o modelo já supera um membro de família e, com a análise de mais de 300 curtidas, deixa pra trás até mesmo um marido ou esposa.

Os resultados apresentados pelo algoritmo são tão eficientes que, segundo os pesquisadores, ele consegue ser mais preciso até que o próprio analisado, em alguns casos. O estudo, publicado no jornal científico “Proceedings of the Natinal Academy of Sciences” alega que confiar em inteligências computadorizadas pode beneficiar campos como psicologia, marketing e educação, e em serviços como de planos de saúde na hora de contratar alguém.

O algoritmo pode ser testado AQUI.