t-story-alert.jpg

 

Se notificações do Facebook podem irritar alguns usuários, pelo menos agora nos EUA elas podem servir para salvar algumas vidas. A rede social anunciou nesta terça-feira 13 que começará a divulgar alertas de crianças desaparecidas automaticamente na tela de publicações de seus usuários americanos. Os avisos serão a segunda publicações em suas telas iniciais, para garantir sua visualização.

Cerca de 200 avisos do tipo, chamados de Amber Alerts, são publicados todos os anos pelo governo americano para informar à população sobre crianças que foram sequestradas ou que estão em risco sério de saúde ou de vida. Elas fazem parte do programa Amber, que recebeu este nome por causa da jovem Amber Hagerman, uma garota de nove anos que foi raptada e morta no Texas em 1996.

Os alertas ajudaram a recuperar 728 crianças desde que o programa teve início, segundo o chefe executivo do Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploradas, John Ryan. A instituição mantém uma lista de crianças desaparecidas e trabalha junto às autoridades no sistema.

O Facebook facilitará o trabalho da organização por selecionar seus usuários geograficamente, permitindo que avisos apareçam apenas para aqueles que realmente puderem ajudar. A rede social é utilizada por 75% da população adulta dos EUA.