A cada temporada surge uma dieta da moda. A do momento é um kit de comida baseado nas refeições dos astronautas. A praticidade e o baixo teor calórico dos alimentos das viagens espaciais inspiraram a criação do Maxinat, um conjunto de 49 refeições em sachês para toda a semana que custa R$ 380 e fornece apenas 847 calorias por dia. Um pequeno sachê de 50 gramas só precisa de 80 ml a 200 ml de água quente para se transformar em – algo parecido com – um risoto à moda pizzaiolo ou em um arroz-de-carreteiro, em um purê de batata com frango desfiado, sucos de frutas e até musse de chocolate.

O produto foi desenvolvido pela nutricionista Rosemeiri Rosângela da Silva e pelo cardiologista Amauri Robledo Gasques, da clínica Intercardio, que lançaram o kit após três anos de pesquisas. “São os mesmos alimentos que a Nasa usa. É um programa de reeducação alimentar com todos os nutrientes de que o corpo necessita”, diz Rosemeiri. A advogada Ropsime Keutenedjian, 49 anos, aderiu à moda. Uma hepatite aos sete anos e a paixão por chocolates a levaram a pesar 106 quilos aos 44 anos. Após uma cirurgia de redução do estômago e regime, chegou aos 59 quilos. Depois do Maxinat, perdeu 1,6 quilo em uma semana e comemora os 57 quilos que pareciam um sonho na adolescência. “Não sinto falta de nada, de nenhum alimento. O preparo é rápido e a gente não perde tempo.”

Há até grávidas que aderem à moda para evitar o ganho excessivo de peso na gestação. Há três anos, Lediane dos Santos, 29 anos, engordou 22,5 quilos durante a primeira gravidez, o dobro do esperado. Usou o Maxinat um ano atrás, perdeu nove quilos em um mês e chegou aos 70 quilos. Em fevereiro, descobriu que estava grávida e decidiu complementar a alimentação com o kit para não engordar demais. “Ganhei apenas cinco quilos em quatro meses de gestação”, comemora Lediane, que tem apenas 15 minutos para o almoço no trabalho.

O uso do produto é criticado por especialistas devido ao baixo teor calórico, e condenado para gestantes. “Uma dieta com menos de 1.200 calorias por dia leva o corpo a um stress fisiológico. No caso das grávidas, é ainda pior”, afirma a nutricionista Gisele Pavin. Qual será a próxima odisséia das mulheres rumo ao peso ideal?

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

 

 

 

 

 

CARLOS VILLALBA/AG. ISTOÉ  IBRAHIM CRUZ/AG. ISTOÉ
META Lediane dos Santos (Acima) e Ropsime Keutenedjian usam o kit para controlar o peso: a dieta é criticada por especialistas

 


 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias