pesquisa-google.jpg

 

A cada dia que passa parece que o Google quer amplar seu domínio sobre todas as tecnologias, mas a empresa pode estar perdendo sua força bem no setor em que começou: na busca de internet. Uma pesquisa realizada pela firma de análise StatCounter revela que o Google conseguiu em dezembro sua menor participação no mercado americano desde 2008. Enquanto isso, o Yahoo!, antigo líder entre buscadores, voltou a crescer.

De acordo com o estudo, a fatia do Google no mercado, que era de 79,3% ao fim de 2013, chegou a 75,2%. Já a do seu rival passou de 7,4% há um ano para 10,4% em dezembro, motivado pela decisão do Mozilla de colocar o Yahoo! como buscador oficial da versão mais recente do Firefox. A empresa continua atrás do Bing, da Microsoft, que conseguiu manter o segundo lugar com 12,5%.

“A mudança do Mozilla teve um impacto definitivo no mercado de buscadores nos EUA”, afirmou o chefe-executivo da StatCounter, Aodhan Cullen. “A questão agora é se os usuários de Firefox voltarão a usar o Google.” O navegador do Mozilla foi utilizado por 12% dos usuários de internet em dezembro, segundo o StatCounter.