netflix-screenshot.jpg

 

O Netflix, maior serviço de vídeo sob demanda do mundo, passou a dificultar o acesso de usuários que utilizam ferramentas online para assistir o catálogo de outros países. De acordo com o site TorrentFreak, as medidas começaram a ser tomadas por pedido de estúdios de Hollywood, que afirmam que estes usuários transgridem os direitos de licenciamento dos diferentes países.

O serviço apresenta catálogos com diferentes filmes e séries em cada uma de suas localidades por causa de dos acordos de cada um dos estúdios. Com isso, milhares de usuário ao redor do mundo passaram a utilizar serviços para burlar as limitações de seus países e acessar os serviços disponíveis em outros locais.

Entre tais ferramentas está a Virtual Private Network (VPN), que muda a localização do IP de acesso dos computadores à internet. Assim, alguém no Brasil pode parecer estar nos EUA, tendo acesso ao catálogo americano.Na Austrália, por exemplo, onde o Netflix não existe oficialmente, existem cerca de 200 mil assinantes.

A empresa nega qualquer medida nova contra os chamados "piratas da VPN" e afirmou ao site Engadget que não mudou suas políticas em relação a eles. Mesmo assim, diversas pessoas têm experimentado instabilidade em seus acessos nos últimos meses.