plastico-oceano.jpg

 

Pesquisadores descobriram que mais de cinco trilhões de pedaços de plásticos, com peso total de 269 mil toneladas, estão flutuando nos oceanos da Terra. Isso significa uma média de cerca de 700 objetos para cada pessoa viva no planeta. A pesquisa foi realizada por cientistas dos EUA, França, Chile, Austrália e Nova Zelândia.

Eles descobriram que a maior parte da poluição é constituída de plásticos vindos de pacotes de comida, roupas e outros produtos. Os pesquisadores também observaram como o plástico se espalha pelos oceanos, apresentando sérios riscos ambientais e de saúde.

A maior parte dos materiais são pequenos – não medem mais que 5 milímetros -, e entram na cadeia alimentar ao serem ingeridos por peixes. É assim que eles acabam consumidos por seres humanos, junto com todas as toxinas e produtos químicos de suas composições. Pedaços maiores, por outro lado, representam risco mais imediato à vida marítima.

O estudo foi baseado em informações coletadas em 24 expedições oceânicas conduzidas entre 2007 e 2013, o que o torna o mais amplo até o momento. Os pesquisadores reuniram plástico de 1.571 locais diferentes.