Carolina Andraus foi a presença brasileira no jantar oferecido pelo príncipe Philip no Palácio de Buckingham, na semana passada em Londres, em apoio ao Memo Project, pela causa de preservação de espécies em extinção. O jantar aconteceu dias antes de o duque de Edimburgo completar 67 anos de casamento com a rainha Elizabeth II. Ele recebeu na mesma ocasião o ator Harrison Ford, o biólogo e professor de Harvard E.O. Wilson e o escultor inglês Sebastian Brooke, que lidera o projeto de construção do museu Memo na Ilha de Portland, ao sul da Inglaterra. O museu, em forma de espiral, reunirá esculturas em pedra de animais extintos nos últimos 100 anos, atentará para a importância da preservação das espécies e pelo que se perde no planeta com os animais que desaparecem. Carolina é prima de Brooke e apoiadora do museu, que será erguido em um terreno doado pela coroa inglesa. “O príncipe fez um discurso espirituoso e brilhante”, resumiu Carol. Numa mesa única para 50 pessoas, ela se sentou ao lado direito do duque. Entre os assuntos que conversaram, ele se interessou em saber sobre a preservação da Floresta Amazônica. “Foi uma honra poder conversar com o duque. Ele não parece ter 94 anos.

 

GENTE_Carolina.jpg

GENTE-03-IE-2348.jpg
JANTAR REAL
Carol Andraus em conversa com o príncipe Philip.
Ela é a madrinha brasileira do projeto Memo, pela causa das espécies em extinção

 

Há nele um vigor, uma inteligência e uma cultura incomparáveis. Este foi um dos poucos projetos que ele escolheu participar durante o ano. É uma causa na qual o Brasil precisa se engajar.” Uma influência brasileira, do tempo das colônias, fez parte do toque final do jantar black-tie: o tradicional cafezinho, que o príncipe também tomou.

***

Enquanto isso no Oriente…

GENTE-04-IE-2348.jpg

 

Em Omã, país do Oriente Médio, a cena do príncipe valente que empunha a espada nos contos de fadas para salvar seu reino virou realidade com o príncipe Harry. Ele entrou na brincadeira de um grupo de dançarinos locais e simulou uma luta. Com um sorriso no rosto, ainda parou para conversar com mulheres e crianças, conheceu uma feira de grãos e foi a uma loja de artesanatos.