Ficou para trás o tempo em que pequenos empreendedores podiam contar apenas com a divulgação boca a boca de seus produtos industrializados ou feitos em casa. Cada vez mais o microempreendedor individual encontra plataformas que lhe permitem postar fotos daquilo que produz, dar a descrição e receber o pagamento online – e isso facilita e aumenta a comercialização. “No ambiente virtual, a pequena empresa consegue melhores condições de concorrer com a grande porque não depende do ponto ou do tamanho da loja”, diz Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional. Ter sucesso na web, porém, exige planejamento tanto quanto no comércio físico. Na Loja Virtual (plataforma de e-commerce para micro e pequenos empresários), por exemplo, das 100 mil lojas cadastradas em todo o País, apenas 10% estão ativos. Isso não significa, no entanto, que esse canal de vendas é ineficiente – o que ocorre é que pouca gente sabe operá-lo de maneira eficaz. “As pessoas percebem que vender na internet dá trabalho e desistem”, diz Alexandre Soncini, diretor de vendas e marketing da VTEX, empresa de tecnologia especializada em vendas online. Mas quem perseverar será bem-sucedido.

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