cd.jpg

 

A indústria fonográfica acaba de registrar mais um marco negativo. Segundo relata o colunista da Forbes americana, Hugh McIntyre, em 2014, nenhum disco de um artista ou grupo musical alcançará a marca de mais de 1 milhão de discos vendidos nos Estados Unidos e, portanto, não receberá o disco de platina. Contudo há uma exceção. A melhor vendagem do ano é da trilha sonora da animação Frozen, com mais de 3,2 milhões de cópias até o momento, mas por ser um álbum de trilha sonora, não recebe a premiação.

Ainda segundo a Forbes, nessa época ano passado, cinco álbuns já tinham vendido 1 milhão de exemplares, sendo Justin Timberlake o primeiro da lista com 2,3 milhões de cópias vendidas de seu "The 20/20 Experience".

Os mais vendidos em 2014 são álbuns lançados em 2013. Ainda assim, as vendas estão em torno de 750 mil unidades, tanto para o de Beyoncè (Beyoncè) como o de Lorde (Pure Heroine).

O campeão de vendas lançado em 2014 está em quarto lugar na lista dos mais vendidos deste ano, com 730 mil cópias. Seria da estrela country no Estados Unidos Eric Church (Outsiders). Na sequência vem Coldplay (Whose Ghost Stories).

De acordo com McIntyre, o quarto trimestre costuma ser o período em que as vendas aumentam, mesmo assim, a indústria fonográfica não estaria animada. Até porque, a baixa atinge também as cópias digitais.Este ano, 60 músicas venderam 1 milhão ou mais de cópias. Contudo, em 2013, nessa mesmo época, a lista era composta por 83 músicas.