111.jpg

 

A data do primeiro teste da novo veículo espacial da Nasa se aproxima, e por isso a agência americana publicou nesta quarta-feira 9 o VÍDEO “Trial by Fire” (“Teste pelo fogo”), em que detalha como serão feitas as avaliações de sistemas críticos feitos pelos engenheiros. O voo não tripulado acontecerá no dia 4 de dezembro.

De acordo com a agência, o veículo, batizado de Orion, está nos estágios finais de preparação para o teste, que levará a espaçonave a uma altura de mais de 5.700 km acima da Terra -a lua, fica a mais de 384 mil km. A missão de quatro ou cinco horas testará muitos dos sistemas necessários para futuras viagens tripuladas ao espaço.

Após dar duas voltas no planeta, a Orion voltará à atmosfera terrestre a quase 32 mil km por hora, com uma temperatura de mais de 2.200º C antes que o sistema de paraquedas funcione, para desacelerar a espaçonave, que cairá no Oceano Pacífico.

Em missões futuras, o plano é que a Orion transporte astronautas mais longe no sistema solar, incluindo a um asteroide e a Marte.

 127.jpg