Solarbox.jpg

 
 

As icônicas, porém obsoletas, cabines telefônicas vermelhas da cidade de Londres podem ganhar nova utilidade se depender de dois estudantes de geografia da London School of Economics (LSE). Em entrevista à BBC News, Harold Craston e Kirsty Kenny, contaram sobre o projeto Solarbox, que transforma as cabines em estações para carregar a bateria de celulares, tablets e outros gadgets. Elas são abastecidas com energia solar e o custo é coberto com a venda de anúncios no local. Tinder e Uber estão na lista dos anunciantes, porém 30% do espaço é reservado para projetos da comunidade.

"Eu morava próximo a uma cabine telefônica e passava por ela diariamente. Eu pensei, existem 8 mil delas sem uso em Londres e temos que encontrar uma utilidade para elas", disse Craston à BBC News.

Com a nova função, as cabines são pintadas de verde e recebem um painel solar de 86 cm e capacidade de 150 watts no teto. Internamente, são equipadas com mini e micro entradas USB. Enquanto o aparelho é regarregado, telas exibiem anúncios.

Na última semana, seis cabines foram inauguradas de forma experimental na região central da cidade e estão previstas outras cinco até abril do ano que vem. Até o momento, as cabines têm recebido cerca de seis pessoas por hora. Cada Solarbox pode carregar até 100 aparelhos por dia e consegue supri-los com 20% de carga em apenas 10 minutos. As Solarboxes ficam abertas entre 5h30 da manhã e 11h30 da noite, diariamente.

O projeto ganhou o segundo lugar na premiação "Empreendimento do Ano em Baixa Emissão de Carbono" da prefeitura de Londres e o primeiro lugar no prêmio da LSE de Empreendimento do Ano pela ideia.

Confira a Solarbox no VÍDEO