O tempo escasso e as agendas cada vez mais apertadas trouxeram novas áreas de atuação para o antigo “concierge”, o profissional que antes era encontrado somente em hotéis de luxo na Europa com a função de deixar tudo preparado para que o hóspede desfrutasse de eventos sem ter de se preocupar com aborrecimentos como reserva de transporte e compra de ingressos. “Em 2009 não havia referência desses serviços no Brasil. Hoje já são diversos profissionais em São Paulo e nas principais capitais do País”, afirma Luciana Lima, diretora da Lugadeli Concierge Pessoal & Executivo, empresa que capacita esses profissionais e representa a Associação Internacional dos Concierges e Lifestyle Management nos eventos em São Paulo.

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Conhecidos como assistentes pessoais, esses funcionários são requisitados para resolver as mais diversas necessidades do dia a dia: de preparar detalhes de uma ocasião especial a elaborar o enxoval do bebê, além de cuidar do animal de estimação ou até mesmo administrar um imóvel no exterior. “Também somos contratados por empresas que viram uma estratégia de marketing de relacionamento com seus clientes”, afirma Natália Bonavita, sócia diretora da Due B, empresa cujo número de pedidos de concierge entre janeiro e setembro cresceu 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Saiba quem são os profissionais que podem dar aquela mãozinha.

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