Escultor, gravurista e poeta, o pernambucano Abelardo Germano da Hora gravou seu nome no panteão das artes plásticas nacionais com uma produção de mais de 1.800 obras, entre gravuras, cerâmicas e esculturas. Tornou-se conhecido principalmente pelas últimas, que incluem o Monumento ao Frevo e o Monumento aos Retirantes, ambas no Recife. Seu trabalho refletia as mazelas sociais e os ritos populares como o frevo e o futebol, além de se destacar pela forte presença de formas femininas. Abelardo faleceu na manhã da terça-feira 23, de insuficiência cardiorrespiratória, na capital pernambucana. Uma de suas últimas obras foi “O Artilheiro”, escultura feita em bronze localizada em frente à Arena Pernambuco, estádio que sediou a Copa do Mundo. A obra foi inaugurada em julho, em homenagem aos 90 anos do artista.

abre.jpg
PRECURSOR
O artista foi um dos mais importantes para a cultura nordestina

Abelardo foi um dos responsáveis, na década de 1940, pela criação da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR), da qual foi presidente por dez anos. A organização daria origem em 1952 ao Ateliê Coletivo, que abrangia artes plásticas, teatro e música, sempre com uma preocupação social. Para o professor Bertoneto de Souza, do curso de artes visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a importância de Abelardo transcendeu a influência regional. “Foi um pioneiro que fez em um contexto de Terceiro Mundo o que estava sendo feito no exterior pelos modernistas, sem deixar nada a dever”, diz ele.

ABELARDO_01.jpg
MULHERES
O pernambucano se especializou em esculpir formas
femininas, como em "Nega Fulô"

Preso mais de 70 vezes durante a ditadura, teve seus direitos políticos cassados. O viés socialista teve extrema importância no seu processo de criação, segundo o artista plástico pernambucano Raul Córdula, discípulo de Abelardo. “Ele fazia arte para o povo. Entre 1952 e 1977, sua atitude socialista contaminou outros artistas. Era alguém que retratava a prostituição e a pobreza em um período em que o governo era muito duro”, diz.

IEpag87_Abelardo.jpg

Fotos: Thomas Baccaro/Jah; Dayvison Nunes/JC Imagem/Ag. o Globo