Oliver Buckworth, 28 anos, de Melbourne, na Austrália, foi retirado do voo Tigerair pela polícia no sábado, depois da tripulação observar que ele fazia desenhos satirizando a ameaça terrorista representada pelo grupo militante Estado Islâmico (ES).

Ele declarou ao tabloide inglês The Mirror: "a ironia é que eu estava escrevendo uma frase sobre o absurdo desse medo todo quando vivemos em um país tão feliz, de sorvete e praias e coisas fofas".

Em uma página do bloco de Oliver pode se ler: "Numa terra que derrete sorvetes, os pés ficam cheios de areia e de ursos fofos, como alguém poderia ficar com medo do terrorismo."

Uma porta-voz da companhia Tigerair disse que a empresa  tem uma política de tolerância zero em relação a um comportamento inadequado e antissocial.  "A segurança do pessoal e dos passageiros sustenta a operação em todos os momentos e nunca é comprometida."

Austrália tem sido abalada por vários incidentes relacionados com o terrorismo nas últimas semanas.  Mais de 15 pessoas foram detidas na semana passada depois que a polícia descobriu uma conspiração para decapitar um membro público. O primeiro-ministro Tony Abbott também elevou o nível de ameaça terrorista nacional para ‘alta’, pela primeira vez, citando a probabilidade de ataques por australianos radicalizados no Iraque ou na Síria.

Oliver-Buckworth.jpg