tumblr_inline_n8ga0sC9Wj1qzgziy.jpg

 

O botânico japonês Shige Shimamura, especializado em fisiologia vegetal, transformou uma antiga fábrica de semicondutores na maior fazenda “indoor” do mundo. A ideia de Shinamura era antiga, porém ganhou reforço após o trauma do tsunami que atingiu a ilha asiática em 2011 e destruiu boa parte das plantações, prejudicando o suprimento de alimentos.

Para cultivar sua plantação, luminárias LED que emitem luz em comprimentos de onda ideal para plantas realizarem fotossíntese, foram especialmente desenvolvidas pela fabricante GE.

A fazenda tem cerca de metade do tamanho de um campo de futebol. Inaugurada em julho, já está produzindo 10 mil cabeças de alface por dia. "Eu sabia como cultivar bons vegetais biologicamente e eu queria integrar esse conhecimento com hardware para fazer as coisas acontecerem", conta Shimamura.

tumblr_inline_n8ga3qzzLs1qzgziy.jpg

Shige Shimamura

As luzes LED permitem Shimamura controlar o ciclo noite e dia e acelerar o crescimento. "O que precisamos fazer é não apenas a criação de mais dias e noites", diz ele. "Queremos alcançar a melhor combinação de fotossíntese durante o dia e a respiração durante a noite através do controle da iluminação e do ambiente” explica.

Shimamura diz que esse sistema permite fazer com que os pés de alface cresçam com mais vitaminas e minerais e duas vezes e meia mais rápido do que uma fazenda ao ar livre.

Ele também alega ter diminuído de 50% para 10% o desperdício da safra, em comparação com uma fazenda tradicional. Como resultado, a produtividade fazendas por metro quadrado é de até 100 vezes, diz ele.

Ao controlar a temperatura, umidade e irrigação, a fazenda também pode reduzir o uso de água para apenas 1% do montante necessário por campos ao ar livre.

tumblr_inline_n8ga0sC9Wj1qzgziy.jpg

 

 A equipe GE Japão acredita que o cultivo de interior poderia ser uma chave para resolver a escassez de alimentos no mundo. Mirai e GE já estão trabalhando em "fábricas de plantas" em Hong Kong e no Extremo Oriente da Rússia. Diz Shimamura: "Finalmente, estamos prestes a iniciar a industrialização agrícola real."