Uma área de alta criminalidade em Oakland, na Califórnia, Estados Unidos, tem testemunhado uma queda de 82% em incidentes após um morador ter instalado uma estátua de Buda.

Dan Stevenson, que afirma ao MetroNews não ser budista, nem seguidor de qualquer outra religião, comprou a estátua e resolveu colocar o objeto em uma pequena praça da região. O novo ornamento acabou se transformando em algo inesperado.

Moradores pararam de despejar lixo assim como pichações deixaram de ser feitas. Além disso, o tráfico de drogas teria diminuído consideravelmente. Até mesmo garotas de programas transferiram seus pontos. O jornalista do site SF Gate Chip Johnson, intrigado com a história, solicitou à polícia as estatísticas de criminalidade na região. E lá estava a compravação: 82% menor. "Eu não posso afirmar a quem atribuir o fato, mas estes são os números", disse um estatístico da polícia à Chip.

Desde 2012, os moradores da região têm deixado pequenas oferendas na base do Buda. Enquanto isso, a estátua resistiu a duas tentativas de remoção.

Buda.png