Uma mulher de 24 anos, moradora de Shandong, na China, foi ao hospital após sentir tontura e náusea. Os médicos tiveram uma grande surpresa ao analisar o exame de tomografia computadorizada da moça. Ela não possui o cerebelo , ou “pequeno cérebro”, que é simplesmente a parte do cérebro responsável   pelas funções motoras como o equilíbrio, o andar e o falar. No lugar, não há nenhum outro tecido, apenas líquido cefalorraquidiano que amortece o cérebro e fornece defesa contra  doenças.

Segundo os médicos do Hospital Militar Jinan reportaram à publicação NewScientist, o caso mostra como o principal e mais misterioso órgão do corpo humano pode ser adaptável. A mãe da jovem relatou aos médicos que ela só andou aos 7 anos e falou compreensivelmente aos 6 e até hoje possui dificuldades em caminhar de forma estável e pronunciar as palavras corretamente.

O cerebelo está localizado abaixo dos dois hemisférios cerebrais e tem aparência diferente do cérebro, pois é composto por tecidos menores e mais compactados. Ele representa cerca de 10% do volume do cérebro, porém contem 50% do total de neurônios.

O caso da jovem chinesa não é único, mas é extremamente raro. Há registro de apenas mais nove outros casos no mundo.  Portanto, descrições detalhadas de como o fato afeta a vida adulta, já que muitos morrem quando jovens e a condição é descoberta durante a autópsia.

 

 cerebelo.jpg