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Em um evento especial na cidade de Cupertino, Califórnia, na tarde desta terça-feira, a Apple lançou seus novos smartphones: o iPhone 6 com tela de 4.7 polegadas e o iPhone 6 Plus com tela de 5.5 polegadas.

Os novos celulares são uma tentativa da companhia de recuperar parte do mercado perdido – entre o segundo sementre de 2013 e o segundo semestre de 2014, a participação da marca no mercado global de smartphones caiu de 13% para 11,9%.
 
Os dois novos aparelhos trazem tela Retina em alta definição, bordas arredondadas e estão disponíveis nas cores preta, branca, dourada, laranja e azul. O esquema de usabilidade de seus sistemas operacionais é similar aos atualmente utilizados no iPad Mini, com novo teclado e funcionalidades como “copiar” e “cortar” nas teclas. 
 
Como esperado, o sistema operacional foi atualizado do iOS 7 para o iOS 8. Além disso, o hardware do iPhone 6 foi melhorado e o aparelho passa a ter um processador quad-core A8 de 64 bits contra o dual-core 1.3 GHz A7 do modelo anterior. O novo processador é 20% mais rápido que seu antecessor e usará a tecnologia Metal, para desempenho de jogos em 3D.
 
De acordo com o vice-presidente global de Marketing da Apple, Phil Schiller, a companhia sempre pensou em lançar smartphones com dois tamanhos de telas. Schiller mostrou que a bateria do iPhone 6 dura 14 horas no modo de conversas 3G e 24 horas no iPhone 6 Plus. Outra mudança nas especificações é a atualização do processador de mobilidade – de M7 para M8 – desenhado para lidar exclusivamente com informações de sensores de movimento.
 
Todas as versões têm 4G, suportam até 20 bandas e virão com a função Volte (Voice Over LTE) que melhora a qualidade da voz nas ligações, além da inovadora opção de fazer ligações via WiFi com o novo modelo de conexão 802.11 ac.
 
Destaca-se na câmera de 8 megapixels, o flash true tone com sensor iSight que melhora o foco das imagens, a foto panorâmica de 43 megapixels, além do sistema de estabilização de imagens que diminui a incidência de fotos tremidas e borradas. O sensor ainda grava em HD 1080p e em câmera lenta 120 fps ou 240 fps. Também foram apresentadas melhorias na detecção de rostos e a opção para selfies múltiplas. Os novos iPhones também deverão contar com um barômetro desenvolvido pela Nike, o Nike+. Com um aplicativo conjugado, o aparelho conseguirá identificar distâncias e alturas percorridas pelo usuário.
 
Preço e disponibilidade
 
O produto foi apresentado pelo CEO da empresa, Tim Cook, que abordou em sua apresentação a história de inovação da Apple. Ele lembrou que 30 anos atrás, no mesmo prédio em que o iPhone 6 foi lançado nesta terça-feira, a companhia americana chefiada por seu fundador, Steve Jobs, lançaria o primeiro computador da série Macintosh, que revolucionou o uso do computador pessoal. “É ótimo estar de volta ao Flint Center”, disse Cook. “Hoje estamos lançando o maior avanço na história do iPhone”. “Eu espero que vocês concordem que este é o melhor telefone que vocês já viram.”
 
 
Nos Estados Unidos, o iPhone 6 de 16 GB custará US$ 199, já a opção de 64 GB US$ 299 e a versão de 128 GB, uma novidade, US$ 399. Os preços valem para aparelhos com contrato de dois anos. O iPhone 6 Plus começa em US$ 299. A pré-venda dos novos aparelhos começa no dia 12 de setembro e começa a ser vendido no dia 19 de setembro. A promessa é que ele chegue a 115 países até o fim do ano. Com o iPhone 6 no mercado, a versão inicial do iPhone 5s custará a partir US$ 99 e o iPhone 5c sairá de graça com contrato pré-pago nos Estados Unidos.
 
Pagamento
 
A Apple também apresentou o Apple Pay, um meio de pagamento móvel que utiliza o celular como plataforma. Para isso, a Apple combinou a tecnologia NFC com o leitor biométrico do celular. “Nossa ambição é substituir a carteira”, afirmou Tim Cook. O CEO justificou o ingresso da Apple neste mercado arrolando o valor gasto anualmente nos EUA com cartaões de crédito: US$ 12 bilhões. “Todas as tentativas de resolver o problema do pagamento móvel falharam”, disse Cook. 
 
Caso o iPhone seja roubado ou perdido, o usuário poderá cancelar as funções de pagamento via a aplicação “Find My iPhone”. A nova funcionalidade tem parceria com o Citibank, Bank of America, Capital One, Wells Fargo, Chase e American Express, além de 220 mil lojas do varejo americano como Whole Foods, Staples, Macy’s, McDonalds, Wallgreens, Duane Reade, Toys ‘R Us, Sephora, Panera Bread, Nike, Subway e Disney.
 
O Apple Pay também funcionará para transações online. Na exibição da carteira digital, os aplicativos Uber, Tickets.com, Groupon e a loja da Apple também poderão ser usados na nova modalidade que deve ser lançada em outubro de 2014. “Apple Pay vai mudar para sempre o modo como nós compramos as coisas”, completou Tim Cook. 
 
Apple Watch
 
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A Apple também mostrou o seu primeiro relógio inteligente (smartwatch), o Apple Watch, durante a apresentação de novos produtos da empresa em Cupertino, Califórnia. 
 
Logo após a apresentação do Apple Pay, Tim Cook disse que o lançamento do iPhone 6, iPhone 6 Plus e do Apple Pay seria “o suficiente para terminar o dia”. No entanto, o CEO da companhia americana disse que tinha mais uma novidade.
 
Em seguida, ele apresentou o primeiro smartwatch da companhia que vem nas versões Apple Watch, Apple Watch Sport e Apple Watch Edition com preço inicial de US$ 349 e com lançamento programado para meados de 2015.
 
Formatos e uso
 
O relógio inteligente da Apple tem tela quadrada com bordas arredondadas e vem nas cores verde, vermelha, branco, laranja e azul e preta, além da opção de pulseira de metal.
 
“Apple Watch é o aparelho mais pessoal que nós já criamos”, disse Cook. ”É também um compreensivo aparelho de saúde e bem-estar”    .
O CEO da empresa ainda explicou que precisou criar um novo formato de usabilidade, uma vez que “não poderia reduzir o sistema do iPhone e amarra no seu pulso”, afirmou Cook, ao fazer uma piada com sistema concorrente, o Android L.
 
O novo smartwatch da Apple tem três sensores em sua traseira capaz de fazer a leitura cardíaca do usuário. Ele tem como vantagem a interação com o usuário, como mudar de tela ao levantar o pulso para acionar algum comando.
 
No entanto, o Apple Watch precisa do iPhone para funcionar com suas comunicações, como GPS e internet. Ele é compatível com versões do smartphone a partir do iPhone 5.
 
Funcionalidades e aplicativos
 
E como fora noticiado nas especulações, o Apple Watch tem microfone, ligação com a Siri, tela touchscreen e consegue ter sua tela customizada por meio da opção “force touch”, ao adicionar widgets na tela – calendários, informação de música e previsão do tempo.
 
Chama a atenção em sua funcionalidade que o smartwatch consegue entender perguntas e dá perguntas pré-selecionadas para o usuário responder. O Apple Watch ainda possui um aplicativo de fotos e um comunicador instantâneo por meio de desenhos.
 
Um dos primeiros aplicativos do gadget são as redes sociais Facebook e Twitter, que dão a linha do tempo do usuário em tempo real. Outros também funcionam em tempo real como os apps da American Airlines e dá City Mapper.
 
Também há um quarto aplicativo feito pela BMW, capaz de travar e destravar as portas do carro.
 
Saúde e Walkie-Talk embutido
 
O relógio inteligente da Apple também terá dois novos aplicativos para bem-estar e saúde, o Fitness e o Workout. Eles são capazes de monitorar as atividades físicas do usuário o dia inteiro, por meio de GPS e de acelerômetro, além de medir seus batimentos cardíacos.
Outra função do aplicativo de atividades física consegue medir, calorias gastas, duração e distâncias percorridas.
 
Após a apresentação dos Apps, Cook continuou batendo na tecla das mudanças que a Apple está fazendo. “O Apple Watch vai mudar o modo como nós olhamos para o exercício físico”, afirmou o executivo.
 
Em seguida, ele mostrou a função do gadget Walkie Talkie e que consegue controlar o Apple TV.