Exercitar-se regularmente é uma recomendação recorrente para manter a saúde. Agora, duas importantes pesquisas demonstram que quanto mais cedo isso começar a ser feito, mais benefícios serão proporcionados ao cérebro de adultos e crianças. O primeiro trabalho, da Universidade de Minnesota (EUA), revelou que jovens que praticam exercício aeróbico enquanto atravessam a faixa dos 18 aos 30 anos de idade têm desempenho cognitivo bem superior quando chegam à meia-idade, por volta dos 45, 50 anos. Executada na Universidade de Montreal, no Canadá, a segunda experiência apontou que crianças nascidas de gestantes que se exercitaram na gestação apresentam cérebro mais maduro do que os de bebês gerados por mulheres sedentárias.

abre.jpg
PRÁTICA
Aos 25 anos, Thaiane, do Rio de Janeiro,
já sente os efeitos do exercício para sua memória

O experimento americano acompanhou a evolução cognitiva de 2,7 mil pessoas ao longo de 25 anos. A idade média dos participantes no início do estudo era de 25 anos. Os cientistas concluíram que quanto mais longo o tempo diário dedicado ao exercício na juventude, melhor a performance de memória, raciocínio e coordenação motora na meia-idade. “A atividade aeróbica contribui para a saúde vascular. Os neurônios ficam mais bem irrigados e abastecidos de nutrientes”, disse à ISTOÉ David Jacobs, coordenador do trabalho. No Rio de Janeiro, a carioca Thaiane Azevedo, 25 anos, exercita-se há pelo menos dez anos. Sente os benefícios da prática e não pretende parar. “Minha mente fica ativa, a memória mais afiada”, diz.

IEpag74_Fitness.jpg

No trabalho feito com as mães e seus bebês, aquelas que se exercitaram na gravidez deram à luz crianças com cérebro mais bem desenvolvido. E foram apenas 20 minutos de atividade aeróbica por dia, três vezes por semana. Quando os filhos tinham de 8 a 12 dias, foram submetidos a um exame que detectou seu grau de maturidade cerebral. “O cérebro dos bebês de mães que se exercitaram se desenvolveu mais rapidamente”, explicou Élise Labonté-LeMoyne, autora da pesquisa. Bem estimulados, eles certamente manifestarão maiores habilidades motoras, emocionais e cognitivas ao longo da vida.

Foto: Renato Velasco/Ag. Istoé 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias